quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Noticias: Felix da Costa confirmado no "rookie test" de Abu Dhabi

Já se começam a anunciar os "rookies" que irão testar os carros de Formula 1 no teste que vai haver em Abu Dhabi na semana a seguir à última corrida do ano. A Ferrari anunciou hoje que será dada uma oportunidade ao francês Jules Bianchi, da GP2, ao russo Mikhail Aleshin, ao checo Jan Charouz e ao belga Jerome D'Ambrosio na Renault, ao australiano Daniel Ricciardo na Red Bull e ao francês Jean-Eric Vergne na Toro Rosso.

A grelha dos "rookies" está a ficar composta, mas hoje queria falar de um anuncio feito ontem, da presença do português Antonio Felix da Costa nestes testes, a bordo de um monolugar da Force India, que como sabem, já foi Spyker, Midland e... Jordan. A equipa onde Tiago Monteiro correu em 2005. Para além dele, a Force India também confirmou que o escocês Paul di Resta, habitual terceiro piloto, e o holandês Yelmer Buurman, com experiência na GP2 e que corria este ano na Superleague Formula, também participará nesses testes.

"Agora sim posso dizer que vou guiar para a equipa Force India, será um dia marcante na minha carreira e espero que seja o primeiro de muitos ao volante de um Formula 1. A Force India é uma equipa aguerrida, muito consistente e com muita ambição que evoluiu muito nos últimos anos, portanto espero efectuar um bom trabalho e poder mostrar o meu potencial. Estive já em Inglaterra nas instalações da Force India em Silverstone para um primeiro contacto com a equipa e todo o seu staff, fiz o meu banco e tive a oportunidade de trabalhar no simulador para um primeiro contacto com o circuito de Yas Marina. Gostaria de agradecer à Force India por me ter proporcionado esta oportunidade, ao Tiago Monteiro e à Sowhat Management, que têm sido incansáveis no acompanhamento muito profissional da minha carreira", revelou o piloto no seu comunicado oficial.

Quanto a Tiago Monteiro, que tem vindo a ajudar na sua carreira nos monolugares, também demonstra a felicidade por Felix da Costa ter a sua primeira oportunidade de andar num Formula 1: "Sei que algumas equipas de Formula 1 e a Force India em particular tem seguido de perto a evolução do António como piloto não só de Formula 3, mas também nas duas corridas de GP3 por ele disputadas este ano. A sua postura em pista, a facilidade com que se integra no seio das equipas e face aos resultados por ele obtidos foram argumentos mais do que suficientes para que a Force Índia mostrasse interesse em avaliar o António nos testes 'rookie days' em Abu Dhabi. Apesar de mais cedo do que inicialmente previsto, será uma oportunidade de ouro numa altura importante da carreira do António rumo à Formula 1. O António tem muito talento, está muito focado no seu trabalho e acredito vivamente que irá fazer um bom trabalho com a equipa, o que poderá abrir muitas portas para o seu futuro", confidenciou no mesmo comunicado.

Como é óbvio, Felix da Costa não irá para a Formula 1 em 2011, mas eventualmente não faltarão opções para o seu futuro. GP2, GP3 e até a Formula 3 são opções válidas para o piloto português de 19 anos e que completou este ano a sua terceira temporada nos monolugares. Quanto a outros pilotos portugueses, fala-se que Ricardo Teixeira está mais do que certo, e que Alvaro Parente continua a ser uma boa possibilidade para a Lotus.

Sem comentários: