domingo, 27 de março de 2011

WRC 2011: Rali de Portugal (Final)

Não houve basicamente nada de especial neste último dia, mas ver Sebastien Ogier a vencer pela terceira vez na sua carreira um rali do WRC, a segunda vez consecutiva em Portugal, pode-se dizer que ele tem uma certa atracção pelo nosso pais. A Citroen não deu ordens de equipa, e Ogier pode saborear esta vitória. Mas a vitória no Power Stage, que este ano dá pontos extra, foi para Löeb, que graças a isso... igualou Mikko Hirvonen na tabela da classificação geral. Quarto no rally, ambos tem agora 58 pontos, menos dez que o "homem de bronze", Jari-Matti Latvala, que goza o seu terceiro lugar consecutivo nesta temporada. Consistência como esta, não existe...

Hirvonen é de fato o grande derrotado. Teve problemas no sabado com os pneus e a suspensão e viu até o seu companheiro Latvala a ser melhor neste rali. O quarto lugar foi uma parca compensação, pois ultrapassou Matthew Wilson, mas o fato de não ter conseguido pontuar no "Power Stage" fez com que fosse apanhado na liderança por Löeb. Parece que a temporada de 2011 vai ser mais do mesmo. Parece...

Quanto ao quinto lugar de Matthew Wilson, é uma recompensa pela sua consistência e pelo fato de não ter tido problemas, ao contrário de Petter Solberg, Mads Ostberg, Henning Solberg e muitos outros. Mereceu este lugar, de fato. E Solberg, depois dos problemas no primeiro dia, conseguiu recuperar até ao sexto posto, passando três pilotos neste último dia, mostrando a sua capacidade de recuperação e o espirito de luta. Deseja-se que tenha um pódio ou uma vitória nesta temporada, pois merece.

Nos restantes lugares pontuais, se Kimi Raikonnen conseguiu o sétimo posto, mostrando ser um piloto consistente, mas não vencedor, Frederico Villagra conseguiu o oitavo posto à custa de Henning Solberg, o nono. E o holandês Dennis Kuipers ficou com o último ponto disponivel, à frente do melhor PWRC, o neozelandês Haydon Paddon.

Bruno Magalhães foi o 12º e melhor português ao volante do seu Peugeot 207 S2000. Ele sempre tinha encarado isto como uma preparação para o Rali Islas Canárias, do mundial IRC, e o seu resultado esteve além das suas expectativas, especialmente depois das desistências de Armindo Araujo e Bernardo Sousa.

Agora, com o rali de Portugal fica para trás, todos rumam para o Médio Oriente para ver se vai acontecer o Rali da Jordânia, que no calendário está marcado, em principio, entre os dias 12 e 14 de Abril.

Sem comentários: