sábado, 30 de abril de 2011

A vida de Niki Lauda pode dar filme

Parece que a industria cinematográfica descobriu um novo filão com as vidas dos pilotos de automobilismo. Já sabemos do documentário sobre Ayrton Senna, há também documentários televisivos (feitos sob a chancela da BBC) sobre Graham Hill, Jackie Stewart e Jim Clark, temos o documentário sobre Jochen Rindt - bem como uma ópera sobre a vida e carreira do piloto austriaco - e agora ouve-se que mais um piloto terá a sua vida em filme. E ao contrário dos outros projetos como para Bruce McLaren ou James Hunt, este piloto está vivo: Niki Lauda.

O argumentista Peter Morgan, que venceu dois Óscares com "A Rainha" e "Frost/Nixon" e que está a fazer o argumento para um biopic sobre Freddy Mercury, o legendário vocalista dos Queen, quer fazer um filme sobre a vida e carreira do piloto austriaco, atualmente com 62 anos e comentador na tv alemã nos tempos livres, quando não gere a sua companhia aérea de baixo custo, a Fly Niki. "Qualquer um que tenha 25 ou 26 anos, uma orelha direita queimada e sonhe em ser caracterizado para parecer comigo pode começar a fazer planos", brincou Lauda, em entrevista à rádio austríaca Oe3, quando perguntado sobre que ator deveria fazer seu papel.

Para mim, o candidato óbvio é o ator galês Michael Sheen. Se forem ver as fotos dele, as suas semelhanças com o jovem Niki Lauda são mais do que óbvias, além de ter imenso talento. E depois, Sheen já trabalhou com Peter Morgan em muitos dos seus filmes, caracterizando personagens famosas como Tony Blair ("A Rainha") David Frost ("Frost/Nixon") e Brian Clough ("Maldito United"). Com estes selos de qualidade, certamente seria candidato sério aos Óscares...

Quanto a Niki, uma rápida biografia: nascido como Andreas Nicolaus Lauda, em Viena, a 22 de Fevereiro de 1949, de uma familia aristocrática - o seu avô era banqueiro - correu entre 1971 e 79, voltando entre 1982 e 85, em equipas como March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren. Campeão do mundo em 1975, 77 e 84, após o seu regresso às pistas, ficou famoso pelo seu acidente quase fatal no circuito alemão de Nurburgring, a 1 de agosto de 1976. Com cicatrizes permanentes no seu rosto, a sua personalidade algo controversa, pela sua franqueza brutal que polariza opiniões: ou se ama, ou se odeia.

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