segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Joe Saward, o homem dos 400 Grandes Prémios

Ele deve ser daqueles profissionais que admiro mais, pelo menos em lingua inglesa. Excelente naquilo que faz, e as suas análises, mesmo sendo objetivas, tem um sabor de sarcasmo tipico dos britânicos.

Pois bem, o GP do Japão de 2011 não foi só assinalado pelo título mundial de Sebastian Vettel. Também serviu para assinalar os 400 Grandes Prémios que o jornalista britânico Joe Saward, 50 anos feitos a 14 de julho - engraçado, faz anos dois dias depois de mim - assiste ao vivo. Começou a sua carreira na Autosport britânica, escreveu na F1 Magazine e depois construiu algo chamado Grand Prix.com, para depois fazer aquilo que está a fazer hoje em dia: o seu blog pessoal (http://www.joesaward.wordpress.com) e a revista online Grand Prix +, em parceria com outro jornalista britânico, David Tremayne.

E claro, teve tempo mais do que suficiente para escrever livros. Um deles, "Grand Prix Saboteurs", que fala sobre a história de dois pilotos, William Grover-Williams, o primeiro vencedor do GP do Mónaco, em 1929, e Robert Benoist, piloto francês nos anos 30, que viraram agentes britânicos na França ocipada, em plena II Guerra Mundial, e que foram capturados pela Gestapo e fuzilados. E parece que pode virar filme...

Portanto, ao Joe, desejo-lhe mais 400 Grandes Prémios na sua carreira, pois bem merece.

Sem comentários: