quarta-feira, 14 de março de 2012

O Delta Wing da Nissan

Toda a gente anda de boca aberta nas últimas 24 horas sobre o projeto Delta Wing para Le Mans, agora com o apoio oficial da Nissan, que fornecerá o seu motor 1.6 Turbo. Eu confesso que não, primeiro, porque já conhecia o projeto desde o verão passado, altura em que foi apresentado como "o protótipo do Box 56", que não contaria para a classificação, por ser um projeto experimental. Contudo, as grandes novidades são o envolvimento oficial da Nissan, o fato de este carro ter um motor a gasolina e de usar o numero zero.

Mesmo com o fato de só ir a Le Mans pelo "espírito da coisa", o "Batmobile", como a imprensa especializada já chama, é provavelmente o conceito mais inovador de carro que já foi visto desde provavelmente os tempos do "carro turbina", em 1966. E os responsáveis da Nissan, ao virem o projeto da Highcroft Racing e da All-American Racers, acharam que isto poderá servir para investigar e desenvolver tecnologias futuras que depois colocariam nos carros do dia-a-dia. 

"À medida que os regulamentos das competições automóveis foram ficando mais restritivos, os carros de competição foram ficando cada vez mais parecidos uns com outros e com cada vez menos relevantes para a produção comercial. O Nissan DeltaWing pretende alterar isso, e fomos assim a escolha óbvia para este projecto", começou por afirmar Andy Palmer, Vice-Presidente Executivo da Nissan Motor Co., Ltd. 

"Este é apenas o inicio do nosso envolvimento. O Nissan DeltaWing incorpora uma serie de ideias altamente inovadoras, com as quais podemos aprender. Simultaneamente, os nosso recursos de engenharia e compromisso com a eficiência energética ira ajudar a desenvolver o DeltaWing como um modelo de teste de inovação da Nissan. Este anúncio por parte da Nissan dá-nos a oportunidade de fazer parte de um projecto inovador no automobilismo e que irá certamente alterar o futuro desta competição."

Dois pilotos já estão confirmados: o escocês Marino Franchitti - irmão de Dário Franchitti e primo de Paul di Resta - e o alemão Michael Krumm. A apresentação pública será a 15 de Março, em Sebring, antes da corrida das 12 Horas, prova inaugural da temporada de Endurance e da World Endurance Series. 

Sem comentários: