O ex-piloto britânico Ian Burgess, que correu em vinte Grandes Prémios entre 1957 e 1963, morreu no passado sábado, na sua casa do Harrow britânico, aos 81 anos de idade. Nascido a 6 de julho de 1930 em Londres, era formado em engenharia e começou a correr em 1950 a bordo de um dos Coopers de 500cc que puluavam as grelhas de partida na Grã-Bretanha do pós-guerra. Em 1951, a bordo de um Cooper de Formula 3, venceu a corrida em Nurburgring, causando sensação na Grã-Bretanha. Mas a partir dali, a sua carreira sofreu um pouco, pois os resultados não foram os esperados.
Trabalhando na Cooper como diretor da escola de pilotagem que a equipa tinha em Brands Hatch, ia testando também as suas máquinas de Formula 2. Em 1957, foi quarto classificado numa corrida em Oulton Park, o suficiente para correr uma temporada inteira no ano seguinte, com uma vitória no mesmo circuito, com quartos lugares em Montlhery e Reims, antes de um acidente em Berlim, no circuito AVUS, ter interrompido a sua temporada. Por essa altura já se tinha estreado na Formula 1 em Silverstone, com um Cooper, onde acabou no sétimo posto em Nurburgring, num Formula 2.
Em 1959, alinha com um Cooper-Maserati da Scuderia Centro Sud, onde em quatro provas conseguiu como melhor resultado um sexto lugar em Avus. Nesse mesmo ano, correu ainda na Formula 2, e no inicio de 1960, foi à Nova Zelândia correr, vencendo em Tereronga. Fez quatro parricipações nessa temporada pela Scuderia Centro-Sud, mas não conseguiu mais do que um décimo posto em Reims.
Em 1961, vai para a americana Camoradi International, a bordo de um Lotus 18, mas com sucessos modestos, e no ano seguinte para para a Anglo American Equipe, fazendo três provas oficiais, não se qualificando em Monza. Em 1963 faz parte da aventura da Scirocco, bancada por um americano milionário, de seu nome Hugh Powell. A aventura foi dispendiosa, o chassis não era o melhor e o motor era pouco fiável. Burgess andou em apenas duas corridas, não terminando nenhuma.
A sua carreira na Formula 1 terminou por ali, mas continuou a correr na Formula 3 e nos GT's por mais algum tempo. Nos anos seguintes, pouco se ouviu sobre ele, apesar de continuar a seguir os eventos automobilisticos e que nos últimos anos vivia em Harrow, no norte de Londres, com a saúde gradualmente frágil.
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