sábado, 25 de janeiro de 2014

Apresentações 2014: Montezemolo e os pilotos falam sobre o F14T

No dia da apresentação do F14T, a nova máquina que a Ferrari montou para a temporada que aí vêm, Luca di Montezemolo, o presidente da Ferrari, e os pilotos titulares da marca de Maranello, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, falaram sobre o novo carro, os novos regulamentos e as hipóteses de conseguir ambos os títulos - Pilotos e Construtores - que já escapam desde 2007 e 2008, respectivamente.

Estou confiante porque temos uma equipa muito forte. Temos todos os ingredientes para o sucesso”, começou por dizer o homem forte de Maranello. “Estou muito satisfeito em ter o Räikkönen de volta. Ele foi o último a conquistar um título com nosso carro e o Alonso vem fazendo ótimas temporadas, com quatro vice-campeonatos consecutivos. Agora é hora de vencer”, continuou, reforçando a sua confiança nos elementos técnicos e no comando de Stefano Domenicalli.

Confio muito no nosso novo diretor-técnico James Allison e no trabalho que os engenheiros fizeram no motor. Nossos pilotos são muito fortes, também temos de ter uma equipa muito forte. Domenicali mexeu em algumas peças e fez algumas inovações na equipa. Estou muito confiante”, contou.

Já Fernando Alonso, piloto que está na Scuderia desde 2010, afirmou que o seu objetivo nesta temporada é ter uma nova hipótese para alcançar o titulo mundial, que escapa à Ferrari desde 2007, e no seu caso pessoal, desde 2006. "Já se passaram alguns anos, tivemos nossas oportunidades, principalmente em 2010 e 2012, por isso esperamos ter nova chance este ano”, comentou.

Kimi Raikkonen, que cinco anos depois, está de regresso à Ferrari, foi mais telegráfico nas suas reações acerca deste retorno: “Nós somos a equipa mais forte, queremos ganhar. Vamos ser rápidos o suficiente para lutar pelo título”, começou por afirmar, antes de comentar sobre sua condição física, explicando as razões pelos quais decidiu ser operado às costas antes do final da temporada passada. “Eu não tive opção. Eu queria estar totalmente livre da dor para a temporada seguinte. Foi uma boa e a única opção que tive”, explicou.

Em relação às novas regras para esta temporada, com a introdução dos novos motores V6 Turbo e o redesenho dos narizes dos carros, Luca de Montezemolo e Fernando Alonso afirmaram que apesar das dificuldades de adaptação, a "Scuderia" está disposta a esforçar-se bastante para estar no topo desde o primeiro momento: 

Motor muito complicado, sistema muito complicado, temos novas regras e o início da temporada é crucial. Com o novo regulamento, é difícil prever quem é mais e quem é menos competitivo. Porém, nossa meta é alcançar o topo, por isso temos de fazer nosso melhor. Toda a gente na equipa está muito concentrada e vamos chegar aos primeiros testes com muita determinação”, comentou Montezemolo.

Tem muitas mudanças técnicas para este ano que, seguramente, resultam também em mudanças no estilo de pilotagem. Têm muitas regras diferentes, então tenho certeza que todos os pilotos têm curiosidade de saber como é esta nova Formula 1. Nós logo vamos descobrir”, comentou Alonso.

Sem comentários: