sexta-feira, 30 de maio de 2014

Youtube Motorsport Crash: Indinápolis 500, 1964


Faz hoje 50 anos que aconteceu aquele que é provavelmente um dos acidentes mais arrepiantes da história do automobilismo, e claro, das 500 Milhas de Indianápolis. Um carro mal desenhado e mal afinado, mais um depósito cheio de gasolina - pois estavam na segunda volta da corrida - resultou nas mortes de Dave McDonald e de Eddie Sachs, um dos mais importantes pilotos do seu tempo. E por pouco, tambem não matava dois futuros vencedores das 500 Milhas de Indianápolis: Bobby Unser e Johnny Rutheford.

Cinquenta anos depois, Rutheford, agora com 76 anos, recordou este mês esse acidente à revista americana Racer: "Eu vi um ‘flash’ de um carro vermelho e ele explodiu. Eddie (Sachs) estava bem na minha frente e eu pisava duro nos travões. Ele (Sachs) desviou um pouco para a esquerda e vi dois tubos de escape (McDonald) a destacarem-se das chamas, assim, eu virei à direita. Acabei por subir pelo carro do Eddie e acabei em cima do muro", descreve o piloto americano, que acabaria por vencer esta prova em 1974, 1976 e 1980.

Sobre essa prova, fiz um artigo que será publicado daqui a uns dias no site "Nobres do Grid", mas posso dizer que, vendo tudo pelas imagens, foi um acidente impressionante. E teve consequências: a gasolina foi proibida nas corridas americanas e os depósitos de combustível tiveram de ser reforçados para evitar acidentes semelhantes. 

Pode-se dizer que foi um momento de mudança no automobilismo. Infelizmente, à custa de duas mortes.

1 comentário:

Paulo Moreira disse...

Infelizmente as grandes mudanças no automobilismo aconteceram sempre após trágicos acidentes com a morte de pilotos ou do publico.
E também já todas as grandes e míticas provas de automobilismo já tiveram os seus acidentes trágicos.