quarta-feira, 28 de maio de 2014

Noticias: Kyalami está à venda

O traçado sul-africano de Kyalami está à venda. O atual proprietário colocou o terreno onde se situa a pista, bem como as suas instalações, à venda, num leilão que acontecerá a 24 de julho, segundo conta a AutoWeek. "Vai ser o maior leilão deste género na África do Sul", afirmou Joff Van Reenen, da High Street Auctions. A venda acontece, segundo se conta localmente, devido aos maus investimentos e à má gestão feitos pelo anterior proprietário da pista.

Situado nos arredores de Joanesburgo, Kyalami (que significa "minha casa" em zulu), foi construida em 1961 e começou a acolher o Grande Prémio da África do Sul em 1966, até 1985. Veloz e perigosa, foi palco de abertura do mundial desde meados dos anos 60 até ao inicio dos anos 70, e o palco da fina do campeonato do mundo de 1983, quando Nelson Piquet conseguiu bater o francês Alain Prost por dois pontos. Contudo, a pista sul-africana foi também palco de dois acidentes fatais: em 1974, com o americano Peter Revson, e em 1977, com o galês Tom Pryce.

Depois da Formula 1 sair de cena em 1985, pressionado pela comunidade internacional (era a unica manifestação desportiva que furava o boicote devido ao regime do apartheid que existia na altura), esta voltou em 1992, com um circuito totalmente diferente, modificado em 1988, onde parte dela foi demolido para dar lugar a um complexo habitacional. Acolheu a Formula 1 até ao ano seguinte, até que problemas financeiros e a instabilidade politica que se vivia então fizeram com que a categoria máxima do automobilismo não voltasse mais à Àfrica do Sul.

Para além disso, acolheu entre meados dos anos 60 até 1986 as Nove Horas de Kyalami, a maior prova de Endurance do pais e de África, vencido por pilotos locais como, John Love, Tony Maggs, Bruce Johnstone e Jody Scheckter, e internacionais como Derek Bell, Jacky Ickx, David Piper e Jochen Mass, entre outros.  

Quem quer que compre, terá à sua disposição uma pista de 4260 metros, doze hectares de terreno, um kartódromo e um complexo habitacional, com vizinhos que se queixam demasiado do barulho que os carros fazem por ali...

Sem comentários: