domingo, 18 de janeiro de 2015

A foto do dia (III)

"Salut, Gilles!" Hoje faria 65 anos um dos pilotos mais carismáticos da história do automobilismo mundial. Irmão de Jacques, pai de outro Jacques, sempre foi um piloto veloz e honesto, nunca cedendo o lugar aos outros, mas nunca colocando o adversário para fora da pista. Não de propósito...

De Gilles, as palavras começam a ser insuficientes para o descrever. O que importa é como em tão poucos anos, conseguiu ser tão popular e como um numero como o 27 se tournou tão mitico. É que só o usou por ano e meio (22 corridas, mais concretamente) do que o numero 12, que o usou por duas temporadas completas... mas creio que quando dizem que a última impressão é sempre a mais duradoira, é sempre verdade.

Agora, Gilles é mito. São estátuas em Maranello, avenida e museu em Berthierville, circuito... e espirito em Montreal. Todos adoramos o circuito, quando a Formula 1 vêm em junho, e as coisas que acontecem, que na maior parte das vezes não sucede noutros circuitos, quase me faz convencer que naqueles fins de semana, é o espirito de Gilles que desce ali e faz de tudo para que a corrida nunca seja aborrecida. Já repararam nisso? Quando foi a última vez que tivemos um GP do Canadá aborrecido?

No final, ele ficou o tempo suficiente para marcar os nossos corações, e tirar os nossos chapéus em sinal de respeito. É o simbolo de uma era mais simples do qual provavelmente não voltará mais, ficando apenas na memória dos que a viveram. A lenda que agora virou história. 

Mais uma vez, "Salut, Gilles!"


Sem comentários: