domingo, 22 de fevereiro de 2015

As fotos do dia



A sequência de fotos que coloco aqui foi tirada pelo fotógrafo catalão Jordi Vidal e publicada "com aparato" pelo jornal espanhol Marca. Vê-se o McLaren na frente do Ferrari de Sebastian Vettel e ele perde o controlo, bateu no muro a uma velocidade relativamente baixa - cerca de 150 km/hora - e a ser visto pelos comissários de pista, enquanto estava inconsciente, para depois chegarem os restantes comissários e a equipa médica, que o transportou de helicóptero para o hospital de Barcelona.

Os médicos já tranquilizaram, afirmando que o piloto espanhol de 33 anos não sofreu nada de grave e irá passar a noite em observação. Os rumores apareceram rápido, e fala-se quer de um golpe de vento na curva 3, a zona do acidente, quer que ele sofreu um choque devido a um defeito no ERS, o sistema de recuperação de energia do seu McLaren MP4-30.

Caso seja esta última hipótese a mais provável, teremos algo preocupante. A ideia de que há algo solto dentro do carro e que poderá magoar o piloto, deixando-o inconsciente, ainda antes do acidente acontecer, é perigoso. Mas é algo que se resolve, dado que é um defeito de fabrico, e outra unidade devidamente protegida fará o serviço. Mas este é um dos perigos de unidades demasiado jovens, num carro onde tudo é novo e que vão penar neste começo de temporada. 

Veremos como é que os pilotos se comportarão aí, mas até lá, a equipa de Woking terá muitas noites sem dormir pela frente. Dia 26 recomeçarão os testes no mesmo local, e haverá muito material a ser trazido de paragens britânicas.

No final, gostaria de dizer que foi tudo mais aparatoso do que outra coisa. Mas parece que pode não ter sido bem assim. 

1 comentário:

Ron Groo disse...

o que mais me assustou foi a possibilidade de ter perdido a consciência por conta de um choque causado por mau funcionamento do ERS...