quinta-feira, 11 de junho de 2015

WRC 2015 - Rali da Sardenha (Dia 1)

Duas semanas depois de andarem pelas estradas portuguesas, máquinas e pilotos estavam na Sardenha para a sexta prova do Mundial de ralis, onde se esperava que as duras classificativas sardas castigassem as suspensões dos carros do WRC e fazer mossas no campeonato, até agora dominado pelo Volkswagen de Sebastien Ogier, que venceu os três primeiros ralis do campeonato.

Mas o primeiro dia do Rali da Sardenha tornou-se numa caixinha de surpresas, acabando o dia com um piloto privado na frente do Rali, graças ao Ford de Martin Prokop.

As surpresas começaram logo no "shakedown", a primeira surpresa do rali coube ao espanhol Dani Sordo, que foi o mais veloz com o seu Hyundai i20, superiorizando-se aos Citroen de Mads Ostberg e Kris Meeke por 0,2 e 0,9 segundos, respectivamente. Sebastien Ogier foi o quarto, na frente de Jari-Matti Latvala, mas ambos com o mesmo tempo, a 1,1 segundos de Sordo. Ott Tanak e Elfyn Evans foram os melhores da Ford, mas num plano bem mais modesto, sendo respectivamente 10º e 11º classificados, a cinco segundos do espanhol.

A seguir, máquias e pilotos rumaram à primeira especial, no centro da cidade de Cagliari, com 2,5 quilómetros de extensão. Ali, Prokop aproveitou a montagem de dois pneus macios e o facto do seu Ford Fiesta WRC estar em perfeitas condições de afinação para se ‘vingar’ de todos os pilotos oficiais, realizando um tempo notável e tornando-se o segundo piloto da M-Sport a venceu uma especial este ano, depois do sueco Pontus Tiedmand ter feito a mesma coisa no inicio do ano na Suécia. O piloto checo conseguiu uma vantabem de 1,9 segundos sobre o norueguês Anders Mikkelsen, no terceiro Volkswagen Polo.

Quanto a Sordo, as coisas correram mal na especial de aberutra, sendo penalizado em dez segundos e caindo para o 19º posto da geral.

Ott Tanak e Thierry Neuville dividiram o terceiro lugar, a 1,9 segundos de Prokop, apesar do piloto estónio se queixar do travão de mão do seu carro. Sebastien Ogier conseguiu o sétimo tempo, atrás o Citroen de Kris Meeke. Curiosamente, Ogier e Latvala fizeram o mesmo tempo, e a fechar o "top ten" estarão o norueguês Mads Ostberg e o finlandês Esapekka Lappi, o melhor dos WRC2.

Quem já começou também a atrasar-se foi Robert Kubica, com um pequeno toque, e Lorenzo Bertelli, que teve problemas com a sua caixa de velocidades.

Amanhã, o Rali da Sardenha continua com nove especiais de classificação, no total de 131 quilómetros. 

Sem comentários: