sábado, 23 de abril de 2016

Formula E: Bird é o "poleman" em Paris, AFC no "top ten"

O britânico Sam Bird foi o melhor na qualificação desta tarde nas ruas de Paris. Numa qualificação algo atribulada, o piloto da DS Virgin conseguiu bater o brasileiro Lucas di Grassi por 0,3 segundos, e também deixou para trás três franceses: Nicolas Prost (e.dams), Jean-Eric Vergne (DS Virgin) e Stephane Sarrazin (Venturi). Já António Félix da Costa ficou-se na décima posição na grelha, ficando a meio da tabela, numa qualificação onde Mike Conway e Nick Hedifeld bateram, acabando ambos na última fila da grelha.

Debaixo de céu nublado e com o piso algo escorregadio, que só dificultava as coisas para os pilotos, a qualificação começou com essas dificuldades a serem observadas. Logo no primeiro grupo, o francês Loic Duval seguiu em frente quando fazia a sua volta de classificação, numa zona de travagem. Sebastien Buemi marcou as hostilidades com 1.02,661 e esperava pela concorrência. Nick Heidfeld tentou depois a sua sorte, mas bateu forte e a qualificação ficou interrompida com bandeira vermelha.

Limpos os destroços, a qualificação prosseguiu, com Stphane Sarrazin a fazer 1.02,148 e colocava-se na frente da tabela de tempos.

No grupo 2, que tinha Lucas di Grassi, Jean-Eric Vergne, Nelson Piquet Jr e Robin Frijns, o brasileiro da Abt e o holandês da Andretti até se portaram bem, mas o francês da DS Virgin "voou" em casa e fez um tempo canhão de 1.01,770, ficando no topo da tabela de tempos.

No Grupo 3, Nicolas Prost foi o melhor entre eles, que contava com Bruno Senna, Simona de Silvestro e Jerôme D'Ambrosio. O brasileiro e o belga desiludiram, fazendo com que todos os olhos estivessem no grupo final, que tinha Bird e os Aguri de António Félix da Costa e o chinês Ma Qinghua. Bird fez um tempo fantástico, enquanto que o português desiludiu e ficou apenas com o décimo tempo, ficando de fora da "Superpole".

Assim, para o grupo final ficaram Bird, Prost, Di Grassi, Vergne e Sarrazin. Aqui, Di Grassi conseguiu fazer um tempo abaixo de 1.02 minutos, enquanto que Nicolas Prost mostrava que os e.dams estavam piores do que tinham já mostrado no inicio da temporada. Sam Bird voou para a pole, com um tempo de 1.01,616, conseguindo aqui a sua terceira pole-position na sua temporada.

A corrida será esta tarde.

Sem comentários: