domingo, 26 de junho de 2016

A(s) image(ns) do dia

“Vai ser um momento do qual me vou lembrar para sempre. Eu sinto uma grande emoção por ter conseguido, foi um excelente trabalho de toda a equipa, a quem não sei como agradecer o suficiente. Tivemos muito trabalho, e depois aproveitámos as oportunidades que surgiram. É importante não cometermos erros, acabei por ser o que cometeu menos erros e consegui a pole-position.

[Sobre a recepção dos adeptos em Vila Real] “tem sido louca desde que chegámos. Quase que não dá para acreditar, já sabemos que as pessoas aqui têm uma grande paixão por corridas de automóveis e que fazem um grande esforço para realizá-las aqui. E eu podia ouvir as pessoas dentro do carro, mesmo com o motor a trabalhar e com os tampões de ouvidos. Este apoio popular acabou por fazer desta vitória mais especial. Tive muito mais apoio que com as vitórias no Estoril e em Portimão”.

Vila Real e diferente. Quem conhece isto sabe que é um classico do automobilismo nacional, que existe desde 1935 e que teve o seu auge nos anos 70, quando havia provas de Formula 3 e Turismos, chegando a ver carros como os Porsche 908 e 917 num circuito que chegou a ter oito quilómetros de extensão. Adormecida em 1991, após um grave acidente, foi reavivada na década passada, com alguns soluços, até que em 2015 decidiu acolher o Mundial de Carros de Turismo, o WTCC.

Tiago já é veterano nisto. Com quase 40 anos de idade - vai fazer a 24 de julho - ao piloto da honda só lhe falta o título mundial. Tinha uma grande chance este ano, mas a FIA decidiu puxar o tapete na secretária, para dar à Citroen um último título mundial antes de irem embora. Assim sendo, o melhor é pensar corrida a corrida e ser feliz. Para o piloto do Porto, foi um excelente fim de semana, depois de conseguir a pole-position no dia anterior.

E esta tarde, perante milhares de pessoas, no pódio, a multidão cantou o hino nacional, mesmo cortado a meio, o que arrepia qualquer um. E é assim que Tiago Monteiro acrescenta mais um ponto alto de uma carreira já bem longa, em várias categorias. Que continue assim!

Sem comentários: