sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

A imagem do dia

Descobri esta foto num dos inúmeros fóruns que a Internet arranjou por aí. Neste caso, sobre as 500 Milhas de Indianápolis. E sobre um dos carros icónicos que Colin Chapman projetou. A foto é de Jim Clark, a bordo do Lotus 56 Turbina, o carro que Chapman projetou para tentar vencer de novo as 500 Milhas, depois de ter visto a experiência do ano anterior, com o carro-turbina.

Chapman aliou a aerodinâmica com as novas tecnologias então presentes: o carro era uma cunha autêntica, e tinha também quatro rodas motrizes. Era, de uma certa forma, um carro revolucionário, e aliou-se a A.J. Agagajian - que tinha o patrocínio da STP - para inscrever o carro na "Brickyard". E o alinhamento iria ser de estrelas: Jim Clark, Graham Hill, Jackie Stewart, Parnelli Jones e Greg Weld.

Clark testou o carro em março de 1968 e gostou do que experimentou. Achava que, se tivesse talento e sorte, seria provavelmente candidato à vitória. Infelizmente, o destino não se encarregou disso.

Mas o modelo 56 iria ser complicado e iria também reclamar vidas. Clark foi substituído por outro piloto da BRM, Mike Spence, e a 7 de maio, precisamente um mês depois do acidente mortal de Clark, o britânico bateu forte na curva 2, depois de ter feito o segundo melhor tempo. Um dos pneus bateu na cabeça dele e acabou por morrer dos ferimentos. Chapman, ainda a sofrer com a morte de Clark, colocou tudo em causa, até continuar no automobilismo. Contudo, continuou, e Joe Leonard fez a pole com um dos carros, aquele que iria ser pilotado por Clark.

O carro de Leonard quase ganhou as 500 Milhas, mas a dez voltas do fim, um problema na bomba de combustível o impediu de vencer. 

Sem comentários: