sexta-feira, 31 de maio de 2019

A imagem do dia

Esta foto é um pouco pessoal para mim. Tirada por André Lavadinho, tem os pilotos do WRC dentro da Biblioteca Joanina, construída no século XVIII e considerada como das mais belas do mundo. E é estrita: só é aberto por alguns dias no ano, para cerimónias oficiais, os turistas não tem muitas chances de lá entrarem e fotografias? Só mediante autorização expressa. E eu, que passei quatro anos da minha vida a estudar naquelas faculdades, nunca lá pus os pés. Também, aquilo faz parte da Faculdade de Direito, e eu era um rapaz de Letras...

Dentro de algumas horas, o Rali de Portugal vai para a estrada. E este ano, a razão pelo qual decidiram fazer a partida simbólica no Largo Dom Dinis, à entrada da Universidade - e a poucos metros do Convento de São Francisco, o local onde tinha as minhas aulas - teve a ver com parte do rali ser agora na zona Centro, com troços em Arganil, entre outros.

Achei - e vou achar para os anos que aí vêm - fantástico ao ver todos aqueles carros alinhados atrás da Faculdade de Letras, na rua Padre António Vieira, esperando pela sua vez para alinhar na partida, no final da tarde, a dar um colorido diferente às aulas, principalmente aqueles que estão a sair das faculdades. Para mim, que gosta de automobilismo, tenho pena de esta cena não ter acontecido dezassete anos antes, quando eu andava a estudar por ali. Como dizem os brasileiros "ficaria como pinto no lixo", ou por outras palavras, ficaria muito feliz.

Acabaram-se as poses, agora é o rali a sério.

Sem comentários: