domingo, 14 de julho de 2019

Formula E: Sims foi o poleman em Nova Iorque

A segunda corrida do fim de semana em Nova Iorque acabou para a BMW como começou o campeonato: uma pole-position. O poleman foi Alexander Sims, das poucas vezes em que conseguiu bater António Felix da Costa, que bateu o Virgin de Robin Frijns e Sebastien Buemi, no seu Nissan. Quanto a António Félix da Costa, não conseguiu mais do que a 14ª posição na grelha, três lugares atrás de Lucas di Grassi e duas de Jean-Eric Vergne.

Com menos candidatos ao título mundial - apenas quatro, ao inicio desta última competição - e num tempo um pouco mais nublado que no dia anterior, o primeiro grupo que saiu à pista de Nova Iorque era diferente do que tinha sido habitualmente: Jean-Éric Vergne, Lucas Di Grassi, Mitch Evans, Sébastien Buemi e António Félix da Costa. 

O  português completou a sua olta em 1.10,3, mas a concorrência melhorou: primeiro Vergne, que fez 1.10,2, e depois Di Grassi, Buemi e Evans, todos na casa de 1.10,0. Aliás, ambos iriam sair na mesma fila da grelha.

No Grupo 2, com André Lotterer, Daniel Abt, Robin Frijns, Sam Bird e Jérôme D'Ambrosio. Ali, o alemão da Techeetah não teve uma grande volta e acabou no fundo do pelotão, e a mesma coisa aconteceu a D'Ambrosio. Quem esteve bem foram os Virgin, quer Frijns, quer Bird. seguido por Abt, que tinham tempo para seguir adiante.

No Grupo 3, que tinha Oliver Rowland, Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara, Felipe Massa, Alexander Sims e Stoffel Vandoorne, o companheiro de equipa de Félix da Costa esteve muito bem, com 1.09,6, saltando para a liderança da tabela de tempos. E no grupo 4, com Maximilian Günther, Alex Lynn, Gary Paffett, Oliver Turvey, José María López e Tom Dillmann, nenhum deles teve tempo suficiente para ameaças os que estavam nos lugares da SuperPole.

Para a fase final tinham ido Sims, Buemi, Frijns, Bird, Vandoorne e Abt. 

Buemi tinha sido o primeiro a sair, e depois de duas voltas, marcou um tempo de 1.09,729, marcando o passo. Sam Bird foi a seguir, mas algumas travagens queimadas fizeram com que tivesse um tempo mais lento em um décimo de segundo. O seu companheiro de equipa veio logo a seguir, e conseguiu ser mais veloz que toda a gente por 17 centésimos. 

Em contraste, Abt fez o pior tempo. 

Para o final, sobraram Stoffel Vandoorne e Alexander Sims. O belga da HWA lá deu o seu melhor, quase tocando no muro por dias vezes, mas não conseguiu mais que o quarto tempo provisório. Já Sims conseguiu ser mais polido e conseguiu voar, dando a primeira pole para o piloto com o mítico número 27. O mais interessante é que sem a pole por parte de Buemi, este ficou afastado do campeonato.

A corrida vai acontecer às 21 horas, horário de Lisboa.

Sem comentários: