segunda-feira, 27 de abril de 2020

Formula 1 e o coronavirus: As novidades do dia 27

Segunda-feira está a ser um dia de grandes novidades na Formula 1. Primeiro, o cancelamento do GP de França, esperado depois do governo local ter dito que as manifestações desportivas terem sido canceladas até ao inicio de julho, o segundo, a confirmação do começo da competição a 5 de julho, no GP da Áustria, e que a prova britânica, inicialmente marcada para a semana seguinte, será realizado à porta fechada.

A primeira novidade foi o cancelamento do GP da França, inicialmente marcado para o dia 28 de junho, no circuito de Paul Ricard. Embora só hoje tenha sido feito o anuncio, era algo esperado, dado que o governo francês ter dito que quaisquer realizações desportivas não poderiam acontecer até meados do mês de julho deste ano.

"Dada a evolução da situação ligada à disseminação do vírus Covid-19, o GP da França toma nota das decisões anunciadas pelo Estado francês que impossibilitam a manutenção do evento. Os olhos do GP da França - O Le Castellet já está se voltando para o verão de 2021, a fim de oferecer aos nossos espectadores um evento ainda mais inédito no coração da Região Sud.”, afirmou Eric Boullier, o seu diretor.

Entretanto, no outro lado do Canal da Mancha, em Silverstone, a organização da prova, que no calendário inicial seria realizado a 19 de julho, afirmou que têm condições para a realização da prova, sem espectadores, numa data combinada entre a organização e a Formula 1. Fala-se que possam ser realizadas duas corridas em Silverstone, depois de Zeltweg, mas por agora, nada será confirmado antes de ser revelado o calendário.

Para além disso, Stuart Pringle disse que na edição de 2021, serão dados milhares de bilhetes aos profissionais de saúde, no sentido de agradecer pelos seus esforços no combate à pandemia, que no Reino Unido afetou 152 mil pessoas e matou quase 21 mil pessoas, sendo o quinto país mais afetado pela pandemia.

Pretendemos doar milhares de bilhetes para o evento de 2021 ao NHS [Serviço de Saúde britânico] e outros trabalhadores importantes que literalmente colocaram as suas vidas em risco por todos nós, durante esses tempos difíceis. Ninguém pode duvidar da enorme dívida de gratidão que temos para com eles.

Sobre o calendário, a Formula 1, na voz do seu CEO, Chase Carey, afirmou hoje que terá entre 15 a 18 corridas, em três continentes, e será corrido até ao final do ano, em principio no Bahrein e Abu Dhabi. 


"Embora esta manhã tenha sido anunciado que o Grande Prémio da França, que ocorrerá no final de junho, não seguirá adiante, agora estamos cada vez mais confiantes com o andamento de nossos planos para começar nossa temporada neste verão.", começou por dizer.

Nosso objetivo é começar as corridas na Europa até julho, agosto e início de setembro, com a primeira corrida a ocorrer na Áustria, nos dias 3 e 5 de julho. Setembro, outubro e novembro nos veriam correndo na Eurásia, na Ásia e nas Américas, terminando a temporada no Golfo em dezembro com o Bahrein antes da final tradicional em Abu Dhabi, realizando entre 15 a 18 corridas.

Publicaremos nosso calendário definitivo assim que for possível.

Esperamos que as primeiras corridas fiquem sem fãs, mas esperamos que eles façam parte dos nossos eventos à medida que avançamos no tempo. Ainda precisamos resolver muitos problemas, como os procedimentos para as equipas e nossos outros parceiros entrarem e operarem em cada país.

A saúde e a segurança de todos os envolvidos continuarão sendo a primeira prioridade e só avançaremos se tivermos certeza de que temos procedimentos confiáveis ​​para lidar com riscos e possíveis problemas.", concluiu Carey.

Sem comentários: