quinta-feira, 21 de maio de 2020

As movimentações da Mercedes

Nestes tempos onde se preparam para uma temporada completamente anormal, as movimentações dentro da Mercedes falam que Valtteri Botas poderia estar de saída, a caminho da Renault, e que para o seu lugar poderiam estar... Sebastian Vettel e George Russell.

Com a noticia de que o alemão, tetracampeão do mundo, está de saída da Ferrari, a Daimler poderia estar a pressionar a equipa de Brackley para que o acolhesse no seu seio para ter duas coisas: um alinhamento de cinco estrelas na equipa germânica e evitar que em 2021 a Formula 1 fique sem alemães no seu seio, o que seria a primeira vez desde 1981 que isso aconteceria. Toto Wolff estaria, em principio, contra isso, e quer uma hierarquia para dar a chance de Lewis Hamilton de ser o recordista de vitórias e de títulos. E Russell, atualmente piloto da Williams, seria o futuro da Formula 1, numa geração que já têm Max Verstappen e Charles Leclerc.

No caso de Bottas, o destino seria a Renault, que abriu uma vaga para 2021 com a ida de Daniel Ricciardo para a McLaren. O contrato de Bottas termina este ano, e pode não ter espaço, apesar de ser apoiado por Wolff, que foi o seu empresário a determinada altura da sua carreira. Contudo, a equipa do losango, que em 2021 não terá equipas para fornecer os seus motores, poderá estar a negociar com Fernando Alonso para regressar em 2021. Resta saber se o carro seja melhor do que nas temporadas anteriores, pois o espanhol fará 40 anos no próximo verão e ele deseja regressar para ver se tem mais alguma chance de alcançar títulos. Contudo, na atual hierarquia, a marca francesa nao aspira a mais que o sexto ou o oitavo lugar nos pilotos, e o quarto nos contrutores, a par da McLaren... e isto, se a marca de Woking não der um pulo e aproximar-se da hierarquia dos três primeiros, constituída por Mercedes, Ferrari e Red Bull.

Sobre isso, Wolff deu uma entrevista à RTL alemã onde afirma que não tem pressa em relação ao futuro, e elogiou Vettel, como piloto e pessoa.

Somos leais aos nossos pilotos atuais e não queremos iniciar as negociações num momento em que a temporada ainda nem começou“, começou por dizer. “A ideia de Vettel seria fantástica do ponto de vista alemão, mas devemos permanecer fiéis aos nossos princípios. A lealdade é importante e um dos nossos valores. Conheço Vettel como pessoa, ele é muito direto e tem valores semelhantes aos que eu tenho. Como atleta, ele é quatro vezes campeão mundial, por isso não é necessário discutir seu desempenho.”, concluiu.

Claro, o campeonato ainda não começou - em principio, arranca dia 5 de julho, na Áustria - e os novos regulamentos só aparecerão em 2022, mas a Mercedes começa a acautelar o futuro, especialmente quando a concorrência está a mexer os seus dados no xadrez. Veremos no que isto vai dar.

Sem comentários: