sexta-feira, 9 de abril de 2021

Os salários dos pilotos em 2021


A pandemia causou uma enorme perturbação mundo afora, e claro, o automobilismo não é excepção. Todos viram o calendário da Formula 1 virado de cabeça para baixo e a temporada de 2020 a ter de tirar um coelho da cartola com um "plano B" que nos deu Portimão, e 2021 até poderá ter uma espécie de "regresso à normalidade", mas francamente, é esperar para ver, porque rumores sobre alguns cancelamentos persistem por estes dias.

Mas o que a pandemia também afetou na Formula 1 foi nos salários. A Racefans.com publicou hoje os salários dos pilotos desta temporada, e disse que mesmo os pilotos mais bem pagos sofreram cortes neste anos de pandemia. Os melhores exemplos foram Lewis Hamilton, que perdeu dez milhões de dólares, caindo para um salário anual de 30 milhões em 2021. Outro piloto que sofreu um corte, mas este maior, foi Sebastian Vettel, que foi para a Aston Martin ganhar metade do que recebia na Ferrari. Agora, o piloto alemão recebe 15 milhões de dólares nesta temporada, cinco milhões mais que o seu companheiro de equipa, Lance Stroll.

No regresso à Formula 1, Fernando Alonso foi bem pago na Alpine, o novo nome da Renault na Formula 1, e irá receber em 2021 o equivalente a 20 milhões de dólares, quatro vezes mais que Esteban Ocon, seu companheiro de equipa. Com este dinheiro, ele está no pódio dos mais bem pagos, apenas batido por Hamilton e Max Verstappen, que leva 20 milhões para casa. Charles Leclerc, curiosamente, não é muito bem pago: apenas tem um salário anual de 12 milhões.

Contudo, com as equipas a concordarem com um teto orçamental, é provável que também acordem num teto salarial de até 30 milhões de dólares, e poderá ser no seu conjunto, nem tanto o máximo que um piloto possa receber por temporada.

Em contraste, o "rookie" Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri, tem um salário anual de 500 mil dólares.

Eis o quadro completo, com os valores em dólares:

Lewis Hamilton (Mercedes) 30 milhões
Max Verstappen (Red Bull) 25 milhões
Fernando Alonso (Alpine-Renault) 20 milhões
Daniel Ricciardo (McLaren) 15 milhões
Sebastian Vettel (Aston Martin) 15 milhões
Charles Leclerc (Ferrari) 12 milhões
Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) 10 milhões
Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 10 milhões
Valtteti Bottas (Mercedes) 10 milhões
Lance Stroll (Aston Martin) 10 milhões
Sergio Perez (Red Bull) 8 milhões
Lando Norris (McLaren) 5 milhões
Esteban Ocon (Alpine-Renault) 5 milhões
Pierre Gasly (Alpha Tauri) 5 milhões
Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) 1 milhão
Nikita Mazepin (Haas) 1 milhão
Mick Schumacher (Haas) 1 milhão
George Russell (Williams) 1 milhão
Micholas Latifi (Williams) 1 milhão
Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) 500 mil

Sem comentários: