sábado, 22 de maio de 2021

WRC 2021 - Rali de Portugal (dia 2)


Elfyn Evans lidera o Rali de Portugal, concluídas estão as 15 especiais de classificação da prova. O piloto galês têm Dani Sordo atrás de si, a 16,4 segundos, num duelo que promete, especialmente depois da desistência de Ott Tanak devido a uma quebra de suspensão do seu Hyundai i20 WRC. Sebastien Ogier é terceiro, a mais de um minuto (1.04,2), mas tem na sua peugada o outro Toyota do japonês Katsuta Takamoto, quarto a 1.05,7.

"Hoje as coisas correram bem", disse Evans. "Amanhã é importante. [Hoje] foi um dia difícil para nós.", disse, em contraste, Sebastien Ogier. 

Com sete classificativas a serem dusputadas este sábado, com passagens duplas por Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, antes de acabar na Super-Especial do Porto, o dia começou com Ott Tanak ao ataque, especialmente na primeoira passagem por Vieira do Minho, vencendo com 7,5 segundos de diferença sobre Elfyn Evans e nove segundos sobre Dani Sordo. Sebastien Ogier foi o quarto melhor, a 11,5 segundos.

"Tive uma boa sensação na especial. Estou muito mais feliz com o carro hoje e parecia muito mais natural, então foi bom.", disse o estónio no final da especial.


Tanak continuou a andar rápido, vencendo na especial seguinte, de Cabeceiras de Basto, desta vez a 4,8 segundos de Evans e 4,9 sobre Dani Sordo. E a mesma coisa aconteceu na terceira especial da manhã, com o estónio a ficar a 0,9 de Evans e a 2,4 de Sordo. No final da manhã, a diferença para Evans era de 19,2 segundos, e para Sordo era de 25,3. Takamoto e Ogier lutavem pelo quarto posto, a mais de um minuto, afastados da vitória, de uma certa forma. Atrás, bem atrás, Thierry Neuville não avançava muito mais, ele que tinha regressado em Rally2.

A parte da tarde cpmeçou com Evans a atacar, vencendo a segunda passagem por Vieira do Minho, mas a diferença para Tanak apenas se reduziu em 0,6 segundos. E o estónio reagiu, triunfando na segunda passagem por Cabeceiras de Basto, 1,9 segundos na frente de Kalle Rovanpera e 2,8 segundos sobre Katsuta Takamoto.


Mas na 14ª especial, a segunda passagem por Amarante, o golpe de teatro: Tanak ficou parado na especial, com uma quebra na suspensão traseira direita, e provavelmente, o rali tinha acabado ali. Atrás, outro que terminava ali o rali tinha sido Kalle Rovanpera, quando o seu Toyota teve problemas mecânicos e também ficou parado na estrada. Evans triunfou, e agora, o novo líder, com uma vantagem de 5,1 segundos sobre Dani Sordo. 

O espanhol acabou por triunfar na especial citadina, na frente de Mads Ostberg e Katsuta Takamoto, com Evans apenas na 12ª posição, perdendo 5,7 segundos.   

Na classificação geal, depois dos quatro primeiros, Adrien Formaux é o quinto e o melhor dos Ford, mas a mais de quatro minutos (4.21,8), não muito longe de Gus Greensmith, a 4.28,2, seu companheiro de equipa neste rali. Esapekka Lappi é o sétimo, e o melhor dos Rally2, a 8.22,4, num Volkswagen Polo R5, na frente de Teemu Suninen, a 8.58,0, num Ford Fiesta R5. Mads Ostberg e Nikolay Gryazin fecham o "top ten" desta prova, que amanhã termina com a realização das restantes cinco especiais.

Sem comentários: