sábado, 11 de setembro de 2021

WRC 2021 - Rali da Acrópole (Dia 1)


Kalle Rovanpera esta na frente do Rali da Acropole, completas que estão as seis primeiras classificativas do dia no rali grego. O piloto finlandês da Toyota está em duelo aberto com Sebastien Ogier, seu companheiro de equipa, e Ott Tanak, no seu Hyundai. A diferença para com o piloto estónio está em 3,7 segundos, 0,2 adiante de Ogier. 

No regresso à categoria principal, do qual esteve presente pela última vez em 2014, o Rali grego estava presente e também os seus duros pisos, dos quais poucos são os carros que chegam ao fim em bom estado. Depois da classificativa inicial, em Atenas, onde Sebastien Ogier levou a melhor sobre Elfyn Evans por 0,6 segundos e 0,8 sobre Kalle Rovanpera, o dia começou com duas passagens sobre Aghii Teodori, e sobre Loutraki, Thiva e Elatia.

Na segunda especial, Tanak atacou a triunfou sobre Ogier por 0,2 segundos, com o galês em terceiro a 1,3. Ogier era o líder, a 0,8 segundos de Tanak. Chegados a Loutraki, para a terceira especial, Kallr Roanpera levava a melhor sobre Dani Sordo, com 2.1 segundos de diferença entre ambos. Tanak era terceiro, a 5,3, Ogier o quarto, a 7,4, enquanto Evans atrasava-se quatro minutos devido a problemas na sua caixa de velocidades. 

Rovanpera triunfava de novo na segunda passagem por Agii Theodori, 0,8 segundos mais rápido que Ott Tanak, enquanto Thierry Neuville tinha problemas com a direção assistida, atrasando-se também em quatro minutos. "É uma grande confusão. Temos muitos problemas técnicos a resolver esta manhã, e agora a direção assistida também. Um dia para esquecer. Continuamos a lutar - temos mais duas etapas pela frente hoje e não vamos desistir.", comentou o belga no final da especial. 

Ogier ganhou em Thiva, 2,3 segundos na frente de Neuville, 4,5 sobre Sordo e 4,7 sobre Rovanpera. Isso fez com que o francês subisse para segundo, a 2,8 do finlandês. Mas no final, foi Neuville que venceu em Elatia, 1,3 segundos sobre Tanak, numa especial marcada pela saída de estrada de Pierre Loubet.

"Tivemos um dia péssimo. Nada estava funcionar - muitos problemas [por resolver]. Estou muito orgulhoso do trabalho que fiz para consertar o carro e colocá-lo de novo em funcionamento. Acho que recebi uma bandeira vermelha do delegado antes que Loubet fosse embora fora. Foi difícil ver com muitos espectadores ao redor. Paramos para verificar se eles estavam bem e devem estar a chegar em breve.", disse Neuville.

Depois dos três primeiros, Dani Sordo era o quarto, a 23,9 segundos, na frente de Adrien Formaux, a 54,2, e de Gus Greensmith, sexto a 1.23,3. O boliviano Marcio Bulcacia Wilkinson é o sétimo e o melhor dos WRC2, a 2.40,9, não muito longe de Andreas Mikkelsen, a 2.46,2. Chris Ingram é o nono, a 2.52,7, na frente de Kajean Kajetanowicz, a 3.03,1

Este sábado cumpre-se a segunda etapa, mais seis classificativas nas difíceis estradas gregas. 

Sem comentários: