domingo, 5 de setembro de 2021

CPR 2021 - Rali Alto Tâmega (Final)


Foi duro, mas no final, José Pedro Fontes conseguiu a vitória no Rali Alto Tâmega, depois de um duelo com Bruno Magalhães e Armindo Araújo, todos em máquinas diferentes, neste rali disputado essencialmente em asfalto. O piloto da Citroen levou a melhor por 3,5 segundos do da Hyundai, e o tirsense da Skoda por 12,5. Ricardo Teodósio foi o quarto, a 16.5.

Depois das três primeiras especiais deste sábado, onde se viu o duelo a quatro entre Magalhães, Araújo, Fontes e Teodósio, com o piloto de Santo Tirso a levar a melhor, neste domingo, os concorrentes tinham mais seis especiais para o final do rali, e tudo por decidir.

O dia começou com a primeira passagem pelo Alto Tâmega, onde Ricardo Teodósio tinha sido o melhor no seu Skoda. O piloto algarvio conseguiu uma vantagem de 1,4 segundos sobre Bruno Magalhães e 4,2 sobre Armindo Araújo. Bernardo Sousa foi o quinto, enquanto Pedro Meireles saía de estrada e desistia da prova. Com isto, o piloto da Hyundai subia ao comando, com Fontes em terceiro a meros 6,7 segundos.

Fontes atacou na primeira passagem por Carvalhelhos, vencendo por ali, 0,5 segundos na frente de Bruno Magalhães e 2,7 sobre Armindo Araújo. Os três primeiros aproximavam-se, com 6,7 segundos entre eles, já que Ricardo Teodósio estava um pouco mais longe.


No final da manhã, na primeira passagem por Boticas/Vidago, Fontes voltava a vencer, passando para o segundo posto da geral, aproximando-se de Bruno Magalhães, que tinha sido segundo, a 3,6, e a diferença entre ambos no geral tinha diminuído para 2,6. 

A parte da tarde começou com Fontes a fazer o melhor tempo da PEC 7, segunda passagem pela classificativa do Alto Tâmega, suficiente para passar à frente de Magalhães. Depois, triunfou na PEC 8, gerindo uma curta margem de 3,2 segundos para o piloto da Hyundai à entrada da Power Stage, onde consumou o triunfo. 

Depois dos quatro primeiros, Bernardo Sousa fez uma exibição consistente para ficar em quinto, lugar que herdou após o abandono de Pedro Meireles. Contudo, ficou bem distante dos quatro primeiros, a 1.11,4. O espanhol Figuera Caamaño foi o sexto, ainda mais distante, a 2.38,1, na frente de Manuel Castro, a 3.06,6, na frente dos Peugeot 208 Rally4 de Carlos Fernandes (a 3.53,8) e de Luis Delgado (a 3.59,4) e por fim, o Skoda Fabia R5 de Paulo Neto, a 3.59,6. 

O CPR prossegue no mês que vêm com o Rali Vidreiro.

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