terça-feira, 8 de novembro de 2022

Formula E: Porsche apresentou a sua nova máquina


A Porsche apresentou esta semana sua nova máquina para a época 2023. Na quarta época da marca na competição cem por cento eletrica, ela espera que a mudança de paradigma traga também mais sucesso. Desenvolvido no Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach, na Alemanha, foi mostrado ao mundo no Centro de Experiência Porsche em Franciacorta, Itália, com Pascal Wehrlein e o português António Félix da Costa aos comandos dos dois monolugares para a temporada que aí vêm.

As expectativas são altas, dado o "pedigree" da marca. Apesar dos carros da Gen 3 trazerem uma lufada de ar fresco a uma competição que precisava de se reinventar, com a saída de cena de grandes marcas como a Mercedes, a própria Porsche tem também de mostrar que é capaz de triunfar e dominar, como fez na Endurance, o seu lugar de eleição por mais de 40 anos. 

Temos o prazer de poder apresentar ao mundo o novo Porsche 99X Electric Gen3. A nossa equipa de desenvolvimento em Weissach tem investido muito trabalho, experiência, alma e coração neste carro. Todos eles podem estar verdadeiramente orgulhosos do resultado. Tal como a nova geração da Fórmula E, o Porsche 99X Electric Gen3 representa um marco tecnológico nas corridas totalmente elétricas. Para a Fórmula E e também para a Porsche, colocar em pista estes novos carros da temporada 9 do Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA é um passo significativo para o futuro do desporto automóvel. Estamos ansiosos pelo início da temporada e por uma nova era”, afirmou Thomas Laudenbach, o Vice-Presidente da Porsche Motorsport. 

Florian Modlinger, Diretor do programa da Fórmula E não escondeu o seu entusiasmo pelo novo bólido: “Há uma sensação de antecipação entusiasmada ao entrarmos na nova temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA. A nossa equipa e os nossos pilotos António Félix da Costa e Pascal Wehrlein ainda têm muito trabalho a fazer antes da primeira corrida com o nosso novo Porsche 99X Electric Gen3 no México, a 14 de janeiro. No entanto, estamos confiantes que faremos mais progressos antes do início da temporada e que estaremos numa boa posição quando as cartas forem reordenadas entre as equipas com a chegada dos novos carros. Os novos veículos Gen3, incluindo o nosso Porsche 99X Electric Gen3, irão, assim o esperamos, tornar as corridas ainda mais espetaculares para os adeptos e dar um impulso ainda maior à popularidade da Fórmula E a nível mundial”.


Já os pilotos afirmam que a marca é sinónimo de vitórias, e esperam que este novo projeto os coloque como candidatos ao título.

"O nosso novo carro é um grande passo em frente. É mais leve e mais potente do que o seu antecessor - isso por si só traz um sorriso ao rosto de um piloto de corrida", disse António Félix da Costa, o novo recruta da marca, vindo da DS Techeetah. 

"Como recém-chegado à equipe Porsche, usei as últimas semanas para conhecer os engenheiros e mecânicos e encontrar meu lugar na equipa. Eles facilitaram muito para mim. Senti-me confortável desde o início, também me dei bem com meu novo companheiro de equipe Pascal, com quem corri em várias categorias. Temos um objetivo comum, ou seja, levar a Porsche ao topo.", continuou.

"A Porsche é uma marca sinônimo de vitórias. Queremos entregar isso o mais rápido possível com o novo Porsche 99X Electric Gen3.", concluiu.

Agora é altura dos testes, para que tudo fique pronto a 14 de janeiro, com a prova de abertura, na Cidade do México. 

Sem comentários: