domingo, 13 de novembro de 2022

WRC 2022 - Rali do Japão (Final)


Thierry Neuville triunfou no último rali da temporada, no Japão. O piloto da Hyundai ganhou na casa da Toyota, com 1.11,1 segundos de vantagem sobre Ott Tanak e 2.11,3 sobre Kastuta Takamoto, da Toyota, o segundo pódio nesta temporada para o piloto local. Os três ficam na frente de Sebastien Ogier, quarto a 2.23,6.

No final do rali, o piloto belga era alguém satisfeito pelo seu segundo triunfo na temporada.

"É ótimo! Não foi um fim de semana fácil ou uma temporada fácil, mas terminar com uma vitória e mostrar uma boa velocidade durante todo o fim de semana é uma ótima maneira de terminar o ano. Nossos meteorologistas fizeram um trabalho incrível neste fim de semana, então obrigado a eles e obrigado a todos.", afirmou.


O dia final começou com passagens duplas por Asahi Kougen e Ena City, com uma passagem única por Nenoue Plateau. A Power Stage seria a segunda passagem por Asahi Kougen.

Ela começou com Evans a triunfar na primeira especial do dia, querendo apanhar Neuville. A diferença entre os dois ficou-se em 3,4 segundos e o galês ficou a meros 0,6 segundos do Hyundai do belga, indicando que queria atacar a liderança. Mas na primeira passagem por Ena City, não só o piloto da Hyundai respondeu, como viu Evans a perder um minuto e 46 segundos porque teve um furo e trocou a roda, acabando assim todas as chances de vitória. O galês caiu para quarto, embora o pódio estivesse ao seu alcance.

"Eu provavelmente fui um pouco largo uma curva à direita. As notas estavam corretas, mas eu não as peguei tão cedo quanto eu precisava para desacelerar o carro a tempo. Não havia nada que eu pudesse fazer.", lamentou o galês.

Algo do qual Neuville respondeu:

"Foi uma classificativa desafiadora e eu não tinha certeza de ter feito o suficiente. O momento é bom, então estou feliz com isso. É um alívio, mas é uma pena para o Elfyn também. A luta foi agradável e agora acabou, mas ainda precisamos ter cuidado."

Outro que furava nesta especial era Sami Pajaari, que via o seu compatriota e rival Emil Lindholm a afastar-se mais e mais na classe Rally2.  

Ogier triunfou em Nenoue Plateau, com Evans atrás de si, a 4,6 e Katsuta a cinco segundos. Neuville, já mais descontraído, perdeu 8,1.

Craig Breen foi o melhor na segunda passagem por Ena City, 8,5 segundos na frente de Sebastien Ogier e 19 segundos sobre Gus Greensmith. Evans perdia mais dois minutos e 12 segundos por causa do tempo e da má escolha de pneus, pior ainda que Katsuta Takamoto, que sofreu um furo, mas perdeu apenas 55,3 segundos. 

Conto, na Power Stage, os pilotos do Rally1 decidiram "levantar o pé", deixando outros brilhar. Breen ganhou, mas o segundo e terceiro melhor tempo foram para pilotos do Rally2, o italiano Mauro Miele (a 11,8 segundos) e o finlandês Teemu Suninen, a 13,2. 

Takamoto, com o pódio no seu rali caseiro, ficou feliz com o acontecimento:

"Muito obrigado à equipa e a todos os adeptos no palco e também na estrada. Infelizmente os meus companheiros tiveram muitos problemas, mas não tenho palavras. O tempo estava muito complicado, mas conseguimos", afirmou.


Depois dos quatro primeiros, Elfyn Evans terminou em quinto, arrastando o seu carro nas classificativas finais, acabando a 4.05,1, mesmo em cima de Gus Greensmith, a 4.07,4. O luxemburguês Gregory Munster marcou os seus primeiros pontos no WRC, sétimo a 7.50,8. Oitavo foi Teemu Suninen, a 8.12,4, conseguindo passar Emil Lideholm, que ficou em nono, a 8,25,6. E no décimo posto, um nome conhecido... noutros lados: Heiki Kovalainen, num Skoda Fabia R5, a 8.59,8, passando "in extremis" o seu compatriota Sami Pajari, a 9.00,8.

Campeonato terminado, agora espera-se até ao início da próxima temporada, no final de janeiro, em Monte Carlo.

Sem comentários: