sexta-feira, 18 de novembro de 2022

A imagem do dia


Os tempos de Sebastian Vettel na Toro Rosso foram pequenos - uma temporada e meia - mas depois do feito de Monza, onde ele alcançou uma pole e uma vitória inédita, e claro, a chegada à Red Bull na temporada seguinte. Mas antes da sua transferência para a "irmã mais velha", ainda teve mais uma corrida onde deu nas vistas na temporada de 2008. 

O GP do Brasil, última corrida do campeonato.

Foi uma temporada dura, um duelo entre Ferrari e McLaren, entre Lewis Hamilton e Felipe Massa, com erros e acertos de um lado e outro, e quando a Formula 1 chegou a São Paulo, havia uma vantagem de sete pontos a favor de Hamilton, depois da sua vitória na corrida anterior, em Xangai. 

Vettel teve uma boa qualificação, entrando na Q3 e acabando em sétimo a grelha, e parecia que iria tentar uma boa pontuação, depois de em Xangai ter ficado a porta, em nono. E tirando o triunfo em Itália - ultra-celebrado, a propósito - o alemão tinha conseguido três quintos lugares, no Mónaco, Bélgica e Singapura.

Esperava-se chuva e alguma trovoada na corrida. Choveu antes da corrida, levando ao adiamento da partida, e muitos colocaram pneus intermédios. A partida foi atribulada (na foto), David Coulthard, que fazia ali a sua última corrida, evolveu-se numa colisão e acabou cedo (demais) a sua despedida na Formula 1.

Na frente, Felipe Massa fazia a sua corrida. Era líder e ficaria até ao fim. E até corria em casa. A Hamilton, precisava de um quinto posto para ser campeão. E Vettel, que fazia a sua corrida, tentava ficar o mais à frente possível.

Mas a corrida aconteceu quase sempre em seco. Parecia que tudo estava calmo, até que a poucas voltas do final... voltou a chover. E tal "que veio da represa". Os carros passaram pelas boxes, trocando para intermédios. Com exceções. 

E no meio disto tudo, Vettel conseguiu passar Hamilton. Estava a duas voltas do fim e parecia que Hamilton iria perder de novo o título mundial. Era sexto e isso não interessava. As bancadas entraram em delírio com o que passava na pista e pensaram que iria ser assim até à meta, quando Massa passou em primeiro - curiosamente, a sua última vitória na Formula 1.

E depois surgiu Timo Glock.

Piloto da Toyota, arriscou ficar na pista com os slicks, tentando subir o mais possível e esperar que as condições não se degradassem. Era quarto, na entrada da última volta, e ambos os carros pareciam estar longe dele. Mas as coisas pioravam e era complicado arranjar tração na pista, degradando-se casa vez mais. 

E na última curva, Vettel e Hamilton apanharam-no, passando-o facilmente. O alemão iria ser quarto e Hamilton, mais importante, o quinto. E tudo numa altura em que todos comemoravam, pensando que Massa era campeão do mundo. Até que foi... por 30 segundos. Mas eles tinham de também passar pela meta, e aquela ultrapassagem foi bem dramática: na última curva, da última volta, da última prova do mundial!  Mais do que suficiente para saltar da cadeira.

E foi o que aconteceu. E o alemão teve um pequeno papel nesse desfecho.

Sem comentários: