sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Noticias: Ford regressa à Formula 1 através da Red Bull


A noticia tinha sido veiculada ontem à noite, mas hoje chegou o anuncio oficial: a Ford fornecerá motores à Red Bull a partir de 2026, pagando à Red Bull para que as unidades de potência construídas em Milton Keynes ostentem o seu nome, um pouco à semelhança que fez em 1966 quando pediu à Cosworth para construir o seu motor DFV V8 de três litros, que deu 155 vitórias entre 1967 e 1983, marcando uma era no automobilismo.

Curiosamente, esta chegada da Ford a Milton Keynes não é mais que um regresso. Em 1996, quando Jackie Stewart fundou a sua equipa, contou com o apoio e o financiamento da Ford, que lhe forneceu os motores e no final de 1999, quando esta ganhou o GP da Europa desse ano, acabou por comprar a estrutura, rebatizando-a de Jaguar, redundando num fracasso total e acabou por vender no final de 2004 para a Red Bull, que montou a estrutura que conhecemos hoje. 

Bill Ford, Presidente Executivo da Ford Motor Company, comentou sobre este regresso: 

"Este é o início de um emocionante novo capítulo na história do automobilismo da Ford que começou quando o meu bisavô [Henry Ford] ganhou uma corrida que ajudou a lançar a nossa empresa. A Ford está a regressar ao topo da modalidade, trazendo a longa tradição de inovação, sustentabilidade e eletrificação da Ford para uma das etapas mais visíveis do mundo."

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Formula 1, afirmou: 

"A notícia de hoje que a Ford entra na Fórmula 1 a partir de 2026 é ótima para a modalidade e estamos entusiasmados por vê-los juntar-se aos incríveis parceiros automóveis já na Fórmula 1. Os gigantes norte-americanos de automóveis Ford confirmaram a sua intenção de regressar à Fórmula 1 quando forem introduzidos novos regulamentos de motores em 2026, o que significa que outro capítulo será adicionado à rica história da organização americana no desporto”.

Por fim, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, acrescentou: "São poucos os fabricantes que têm uma história tão célebre no desporto automóvel como a Ford, por isso vê-los de volta ao Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA é uma excelente notícia. "Sublinha ainda o sucesso dos Regulamentos da Unidade de Potência de 2026 que têm no seu cerne um compromisso tanto para a sustentabilidade como para o espetáculo, e, claro, ter mais interesse dos Estados Unidos é importante para o crescimento contínuo da categoria máxima do desporto automóvel".

Sem comentários: