quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Noticias: FIA abre candidaturas para novas equipas


A FIA anunciou esta quinta-feira que abriu candidaturas para novas equipas a partir de 2025. Caso alguma dessas candidaturas sejam acolhidas pela FIA e Formula 1, elas poderão entrar em qualquer uma das três temporadas: 2025, 2026 ou 2027.

A FIA afirmou que, depois de serem acolhidas, irá analisar capacidade técnica, recursos e “a capacidade da equipa em cumprir as suas obrigações ao abrigo do Regulamento Desportivo, Técnico e Financeiro de Formula 1” isto para além de demonstrar que conseguem fazer face às exigências financeiras da participação na Formula 1. 

"A Fédération Internationale de l’Automobile anuncia hoje o lançamento oficial de um processo de candidatura para identificar potenciais equipas que pretendam participar a nível competitivo no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA.", começa por ler o comunicado oficial.

"A FIA acolhe o interesse de entidades com sérias intenções de participar no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA. O elevado nível de interesse de vários potenciais candidatos é mais uma prova da popularidade e crescimento do campeonato. Todos os candidatos serão submetidos às devidas diligências. A avaliação de cada candidatura abrangerá em particular as capacidades e recursos técnicos da equipa candidata, a capacidade da equipa de angariar e manter um financiamento suficiente para permitir a participação no campeonato a um nível competitivo e a experiência e recursos humanos da equipa.", continua.

"Pela primeira vez, qualquer candidato será obrigado a abordar a forma como iria gerir o desafio da sustentabilidade e como planeia alcançar um impacto líquido de CO2 nulo até 2030. Qualquer equipa de Formula 1 em perspetiva teria também de ilustrar como pretende alcançar um impacto social positivo através da sua participação no desporto. Isto ajudará a cumprir os objetivos mútuos da FIA e da Gestão de Fórmula 1."

"Os interesses gerais a longo prazo do Campeonato, envolvendo todas as partes interessadas, determinarão quais os candidatos selecionados juntamente com os regulamentos e disposições de governação aplicáveis."

"Os termos do processo de candidatura formal - juntamente com os critérios de seleção completos, prazos aplicáveis, requisitos legais e outras condições - serão comunicados aos candidatos que apresentem uma manifestação preliminar de interesse à FIA.", conclui.

O Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, justificou a abertura das candidaturas da seguinte forma: “O crescimento e apelo do Campeonato Mundial de Fórmula 1 está a níveis sem precedentes. A FIA acredita que as condições são adequadas para que as partes interessadas, que satisfaçam os critérios de seleção, manifestem um interesse formal em participar no Campeonato.

Pela primeira vez, como parte das condições de seleção, solicitamos que os candidatos indiquem como cumpririam os critérios de sustentabilidade da FIA e como teriam um impacto social positivo através do desporto”.

O processo é uma extensão lógica da aceitação positiva do Regulamento da Unidade de Potência 2026 Formula 1 da FIA pelos fabricantes de motores, o que atraiu a Audi para a Fórmula 1 e criou interesse entre outros potenciais participantes”, concluiu.

Sem comentários: