sábado, 29 de julho de 2023

Formula E: Evans foi o melhor na primeira corrida de Londres


Mitch Evans foi o vencedor da atribulada primeira corrida da Formula E em Londres, que aconteceu neste sábado. O piloto da Jaguar levou a melhor sobre o Andretti de Jake Dennis e o Envison de Sebastien Beumi, Dennis que conseguiu safar-se de todas confusões na pista, conseguiu tornar-se campeão do mundo, graças ao acidente e consequente desistência de Nick Cassidy

Quanto a Félix da Costa, o piloto da Porsche cortou a meta em posição ao pódio depois de ter saído de 17º, numa corrida onde Pascal Wehrlein foi atirado para o muro graças ao toque do McLaren de René Rast. Mas depois de cortar a meta, a organização penalizou-o com três minutos por causa de uma interferência de ordem técnica. 

Com 36 voltas previstas para esta corrida de sábado, e oito minutos de energia que os pilotos poderiam dividir irmãmente ou com seis minutos para um, dois para outro, a corrida tinha pontos de interesse, especialmente a luta pelo título entre Cassidy e Dennis, o mais regular ao longo da temporada.  

No arranque, Cassidy aguentou o primeiro lugar enquanto Buemi passou para o segundo posto, à frente de Dennis que não evitou alguns contactos com outros pilotos. Quanto a Félix da Costa, este fez um excelente arranque e já era 15º no final da primeira volta. Já Evans tentava recuperar lugares e era quinto, com Dan Ticktum a cair do quarto para o sexto posto. Tictkum tratou de recuperar o quinto posto, com Evans a regressar ao sexto lugar.

As passagens pelo Attack Mode começaram cedo, na terceira volta, mas apenas para os homens na segunda metade do pelotão, exceto Stoffel Vandoorne, que era nono no seu DS Penske. Duas voltas depois, dois incidentes separados causa a desistência de Jean-Eric Vergne e Robin Frijns, enquanto Cassidy passava pelo Attack Mode e mantinha -se na frente, imperturbável, seguindo um guião para ver se tinha chances de título.

Contudo, a meio da corrida, o desastre. E pior: causado... pelo seu companheiro de equipa. Na volta 19, depois da primeira entrada do Safety Car, Cassidy é tocado por Sebastien Buemi, que destrói a sua asa frontal e o obriga a ir às boxes e a cair para o fim do pelotão. Acabaria por desistir, furioso com o que tinha acontecido.

Na parte final, o Safety Car entra na pista por causa de dois incidentes separados. O primeiro, quando Sacha Fenestraz não consegue parar na zona do Attack Mode e sobre na traseira do carro de Sergio Sette Câmara, enquanto noutra parte na pista, René Rast empurrou o carro de Pascal Wehrlein para a barreira de proteção, com o alemão a perder posições, ficando de fora dos pontos.

Os carros andavam atrás do Porsche de Bruno Correia, contudo, a quatro voltas do fim, o carro de Sérgio Sette Câmara parou na berma e os organizadores decidiram mostrar a bandeira vermelha, alegando que precisavam de tempo para reparar as barreiras de proteção. Os carros foram recolhidos às boxes, e a corrida recomeçou depois das 18 horas.  

No regresso, René Rast, Max Gunther e Pascal Wehrlein foram para o fundo da grelha, com o piloto português a subir para terceiro. Contudo, os dois primeiros tinham um problema: ainda não tinham ido ao Attack Mode pela segunda ocasião! 

Dennis era quarto, quando a corrida recomeçou, com os dois primeiros a irem ao Attack Mode, com Buemi a cair para quarto, e Evans a ser pressionado por Felix da Costa e Dennis, quando a organização a acrescentar mais uma volta. Mas Buemi é "encaixado" por Norman Nato na entrada do pavilhão, causando um engarrafamento. A uma volta do fim, nova bandeira vermelha. 

A corrida recomeçou alguns minutos depois, com os três primeiros a manterem o ritmo, mesmo com mais uma volta acrescentada pela organização. 

No campeonato, Dennis comemora com 213 pontos, contra os 179 de Mitch Evans e os 171 de Nick Cassidy. A Formula E termina amanhã o campeonato. 

Sem comentários: