sexta-feira, 31 de julho de 2026

WRC 2026 - Rali da Finlândia (Dia 1)


O francês Sebastien Ogier lidera o rali da Finlândia, completadas que estão as dez primeiras especiais da prova. O piloto da Toyota tem um avanço de 16,3 segundos sobre o segundo classificado, o outro Toyota de Elfyn Evans, enquanto o terceiro é Sami Pajari, a 26,2, e o quarto é Oliver Solberg, a 41,9. Todos os pilotos são Toyotas, que dominam no final de um primeiro dia onde a chuva marcou presença.  

Com passagens duplas por Harju, Laukaa, Saarikas, Sydänmaa e Hoho, o dia começou com Adrien Formaux a ser o melhor, 1.1 segundos na frente de Thierry Neuville, 1,2 sobre Sebastien Ogier e elfyn Evans. Ogier triunfou na especial seguinte, 2,9 segundos na frente de Esapekka Lappi e Adrien Formaux, 3,6 sobre Oliver Solberg e 4,2 sobre Thierry Neuville.

Sami Pajari foi o melhor na terceira especial, 1,6 segundos na frente de Sebastien Ogier e Thierry Neuville, 1,7 sobre Adrien Formaux e 2,8 sobre Esapekka Lappi. Jon Armstrong saiu de estrada e acabou o seu rali por hoje. Ogier ganhou na quarta especial, 0,5 segundos sobre Pajari e Evans, 1,7 sobre Neuville e 2,8 sobre Olivier Solberg. Emil Lindholm capotou forte, mas saiu ileso, bem como Esapekka Lappi, que também capotou e ficou com o carro destruído.

Sobre a classificativa, Ogier, o vencedor, afirmou: "É realmente rápido, portanto é preciso compromisso aí. No início, não estava comprometido o suficiente, mas em direção à floresta estava tudo bem".

Questionado sobre se ser dos primeiros na estrada o está a prejudicar, afirmou: "Está tudo bem. Não é um rali chato como a Estônia, onde os últimos são os mais rápidos."

No final da manhã, Ogier acabou vencedor, 0,5 segundos na frente de Formaux, 0,9 sobre Solberg, 3,5 sobre Pajari e 4,5 sobre Martins Sesks. Thierry Neuvile bateu contra uma pedra e tem uma das rodas quebradas, perdendo um minuto e 45 segundos. "Foi uma nota um pouco rápida demais, tive que jogar o carro. Havia uma pedra e atingimos algo." Questionado sobre se daria para regressar à estrada, o belga da Hyundai respondeu: "Acho que sim."

A parte da tarde começou com Pajari a ganhar, 0,4 segundos na frente de Oliver Solberg, 2,6 sobre Sebastien Ogier, 3,1 sobre Adrien Formaux e 4,3 sobre Thierry Neuville, que assim conseguiu regressar à estrada, apesar de ter caído para a 13ª posição: "Primeiro de tudo [estou] feliz por estar aqui, os mecânicos fizeram um bom trabalho. Vamos ver o que acontece esta tarde, pode haver alguma chuva. Vamos ver como o carro funciona e se conseguimos voltar aos pontos.", comentou, no final da especial. 


Elfyn Evans triunfou na sétima especial, 2,3 segundos na frente de Takamoto Katsuta, 4,4 sobre Sami Pajari e 6,5 sobre Sebastien Ogier. Depois da passagem de Evans pela especial, começou a chover pesadamente e os carros começaram a andar mais lentamente. Martins Sesks, que acabou com o quinto melhor tempo com o seu Ford, acabou por ser... 46,6 segundos mais lento que Evans. "Não foi divertido enquanto dirigia, mas quando você sobrevive, é engraçado.", disse o piloto letão.

Oliver Solberg acabou por vencer na segunda passagem por Sydänmaa, 2,1 segundos na frente de Martins Sesks, 3,9 sobre Sebastien Ogier, cinco segundos sobre Thierry Neuville e 14,3 sobre Adrien Formaux. Takamoto Katsuta perdeu mais de dois minutos e 17 segundos por causa de problemas no sistema de desembaciamento dos vidros, caindo para o oitavo posto. 

Formaux triunfou na segunda passagem por Hoho, 2,3 segundos na frente de Oliver Solberg, 2,5 sobre Sesks, 5,5 sobre Neuville e 6,7 sobre Josh McErelean.

 "É uma pena. Esta tarde estivemos na luta pela vitória, mas agora estamos bastante longe.", lamentou Solberg. "Não tem sido uma tarde simples para ninguém. Tem sido um pouco de loteria. Há água parada nas trilhas aqui, ser o primeiro a encontrar isso não é ideal.", afirmou Elfyn Evans, por sua vez.

Para fechar o dia, na segunda passagem por Harju, Thierry Neuville e Takamoto Katsuta empataram no topo da tabela de tempos, com 0,3 segundos de avanço sobre Elfyn Evans, 1,4 sobre Sami Pajari e 1,5 sobre Oliver Solberg. 

Depois dos quatro primeiros, quinto é Martins Sesks, no seu Ford, a 1.04,9, na frente do Hyundai de Adrien Formaux, a 1.24,9. Sétimo é Josh McErlean, noutro Ford, a 2.29,0, com o oitavo a ser Takamoto Katsuta, a 2.30,7. Nono é Thierry Neuville, a 2.56,2, e a fechar o "top ten", está o Skoda do estónio Robert Virves, a 3.08,7. 

Amanhã continua o rali da Finlândia, com mais oito especiais. 

Sem comentários: