sábado, 23 de junho de 2007

Crónica: A subjectividade das votações

Por estes dias, sou bombardeado com as votações sobre as Sete Novas Maravilhas do Mundo, cuja cerimónia vai acontecer no dia 7 de Julho, em Lisboa. E também por aqui temos as 7 Novas Maravilhas de Portugal, do qual três deles estão a menos de 40 quilómetros da minha casa: o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e o Convento de Cristo, em Tomar.


Seguindo a moda, todos agora tem as 7 Maravilhas de qualquer coisa. Agora até há as 7 Aberrações de Portugal, iniciativa do jornal "Tal & Qual" (nesse eu concordo...) Ora, eu falo disto por causa de um concurso que o jornal português Autosport colocou a propósito. Trata-se de escolher os 10 Maiores Prodígios do Automobilismo. Como é obvio, escolher não é fácil, mas acho que o critério usado é um pouco redutor. Senão vejamos:


Em mais de 100 anos de automobilismo, ocorreram centenas de feitos: circuitos, corridas, pilotos, engenheiros, directores, carros... Escolher é um critério penoso. A ideia é de passar por um concurso de popularidade, que para um leigo é fácil, mas para os especialistas ou entusiastas roça a idiotice. Escolher 10 em 100? Tudo misturado? Só apetece dizer asneiras, não é? Para mim, o ideal seria subdividir as categorias: os melhores circuitos, os melhores engenheiros, os melhores carros, os melhores pilotos. A partir daí pode-se chegar a um possivel consenso...


E mais: se colocarmos muita coisa de Formula 1, esquece-se os "rallyes". E a Indy? Não é só Indianápolis... E as 24 Horas de Le Mans, apesar de ser feita uma vez por ano, deu momentos inolvidáveis! E dezenas de corridas paralelas, algumas delas metecem também o seu lugar na história, como as suas congéneres de Spa e Daytona!


Enfim... nesta iniciativa da Autosport, os seleccionados foram os seguintes:


Alberto Ascari
Ayrton Senna
Jim Clark
Juan Manuel Fangio
Michael Schumacher
Tazio Nuvolari
Walter Rohrl
Colin Chapman
Enzo Ferrari
Ferdinand Porsche
24 horas de Le Mans
500 Milhas de Indianapolis
Dakar
Grande Prémio do Mónaco
Nurburgring (Nordschleife)
Rali de Monte Carlo
Ferrari 250 GTO
Ford GT 40
Lotus 49 Cosworth
Maserati 250 F
Mercedes W196
Mercedes 300 SLR (Gullwing)
Mini Cooper S 3
Porsche 917 Le Mans
Porsche Spyder


Já repararam que dessa selecção, feita por quatro pessoas envolvidas no automobilismo português, como Domingos Piedade (ex-lider da Mercedes AMG e manager de Emerson Fittipaldi e Michele Alboreto), Nicha Cabral ( o primeiro piloto português de Formula 1) e dois ex-directores da Autosport. E viram que deixaram de fora imensos nomes, carros e circuitos. E a lista é enorme, do qual coloco "somente" 15, como amostra:


Gilles Villeneuve
Lotus 79
Alfred Neubauer
Markku Alen
Juha Kankunnen
Graham Hill
Alain Prost
Circuito de Daytona
John Barnard
Ari Vatanen
Audi Quattro
Peugeot 205 Turbo 16
Lancia Delta Integrale
Autodromo de Monza
Circuito de Silverstone


Bom... como vêm, são muitos. E já perceberam quantos é que deixei de fora! Voltando à tal votação, lá seleccionei os meus 10 favoritos, que foram os seguintes:


24 Horas de le Mans
500 Milhas de Indianápolis
Ayrton Senna
Colin Chapman
Grande Prémio do Mónaco
Juan Manuel Fangio
Lotus 49
Michael Schumacher
Rally de Monte Carlo
Tazio Nuvolari


Tentei fazer com que a minha votação fosse mais abrangente possivel, pois sou daqueles que acham que sem uns, outros não poderiam ter acontecido. Mas também podem ver que deixei de fora muita coisa importante. Enzo Ferrari e o Porsche 917 foram dois deles. Mas se coloca-los, quem é que tiraria? O Lotus 49? O GP do Mónaco? O Colin Chapman? As 500 Milhas de Indianápolis? Pois é, esta é uma votação um pouco injusta. E é por isso que nunca gostei muito de andar a escolher "qual é o melhor". Já fiquei escaldado com a história do "Qual foi o maior português de Sempre", e agora pura e simplesmente não acredito em votações populares pela Net. É que há pessoas que votam milhares de vezes na mesma pessoa e na minha terra, isso chama-se fraude. E depois... gostos não se discutem!

2 comentários:

Felipe Maciel disse...

Difícil. Muito difícil.

Felipão disse...

lista é sempre um negócio muito injusto...

Eu faria uma lista assim:

500 Milhas de Indianápolis
Frank Williams
Colin Chapman
Juan Manuel Fangio
Roger Penske
Jim Clark
Grupo B
Ari Vatanen
Tazio Nuvolari
Joh Surtees