sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Dakar 2008 - Parte 2

Continuando as apresentações das equipas que irão alinhar no Lisboa-Dakar de 2008, que arrancará no próximo dia 5 de Janeiro, hoje falarei da equipa Volkswagen, a maior rival da Mitsubishi nos últimos anos, e que apresenta como sempre uma equipa forte, e que apoia um piloto português. Este apontamento está a ser feito pelo blog 16 Válvulas, que nos últimos dias tem feito vários artigos sobre o rali. É um excelente blog, de um programa de rádio existente em Évora, que deve ser de visita obrigatória!

Equipa e Carro:



A equipa Volkswagen começou o seu projecto Dakar em 2003, quando construiu o Buggy Tarek para preparar o seu projecto Dakar, O carro foi feito em 10 meses e com a ajuda de Jutta Kleinschmidt, no final Stéphane Henrad foi 6º e Jutta 8ª. Para 2004 a Volkswagen apresentou o novíssimo Touareg como aposta para destronar a Mitsubishi, mas na realidade a equipa Alemã não podia almejar tanto. Em 2006 consegue o melhor Resultado com o 2º lugar de Giniel de Villiers, e em 2007 viu a vitória sorrir-lhe em várias especiais, mas a vitória fugiu-lhe na Fiabilidade, pode ser 2008 o ano de viragem e que trará finalmente a vitória à equipa alemã.


O Volkswagen Touareg 2 é uma máquina extraordinária, apresentado em 2005 teve um inicio animador ao conseguir estrear-se no Dakar nos 10 primeiros, depois conquistou vitórias em várias bajas importantes como o Rali Transibérico ou o Rali de Marrocos, alem do segundo lugar conquistado em 2006 e das etapas que venceu em 2007, sendo a única capaz de assustar os Mitsubishi. O Touareg é um Diesel de 280 cv, num Chassis moderno e seguro para fazer a prova rainha do Todo-o-terreno.

Os pilotos:

Carlos Sainz - Aos 44 anos, é a estrela da equipa. Conhecido por “El Matador” pelos fãs, ele fez toda a sua carreira no WRC durante vários anos, onde Espanhol vence 2 títulos mundiais (1990 e 1992) e foi vice-campeão varias vezes. Conhecido pela sua rapidez e carisma, foi contratado pela Volkswagen em 2005 para competir no Dakar de 2006 onde é 11º na sua estreia. Em 2007 acaba o Dakar no nono lugar, mas sagra-se campeão da Taça do Mundo, vencendo o Rali Transibérico.

Giniel De Villiers - Sul Africano, De Villiers é a outra estrela da equipa, um piloto com grande experiência no Todo-o-terreno e das terras Africanas, Começou a sua carreira em Carros de Turismo, e mais tarde no Todo-o-terreno, sempre com a Nissan. Em 2003 participa no Dakar com uma Nissan Pick-up e conquista logo o 5º lugar, em 2004 chega ao fim no sétimo lugar e em 2005 na quarta posição. O ano de 2006 marca a sua entrada para a Volkswagen e na estreia termina no segundo lugar, mas vence nesse ano o Rali Transibérico e o Rali de Marrocos. Em 2007 alguns problemas tiram à equipa a hipótese de vencer e Villiers acaba em 11º, mas vence o Rali de Marrocos.

Mark Miller - Americano, entra na equipa oficial graças ao apoio do principal patrocinador, a Red Bull. Começou a competir de Moto no Score International Racing, o campeonato Americano de Todo-o-terreno. Participa em Provas de Enduro e NASCAR, e em 2002 estreia-se no Dakar com um 19º lugar, depois de um interregno volta ao Dakar em 2004 e em 2005 ingressa na Volkswagen e no Dakar de 2006 é quinto. Em 2007 continua na equipa Alemã e é quarto da Geral, o melhor da equipa Volkswagen naquele ano.

Dieter Depping - É o Alemão da equipa, e um piloto multifacetado que correu, primeiro em circuitos, e depois nos Ralies, sendo campeão por diversas vezes na Alemanha e em Países vizinhos, quase sempre ligado à Volkswagen. Em 2003 estreia-se no Dakar, e depois foi o piloto de testes da equipa. Em 2007 corre o Dakar como piloto de camiões oficiais da Volkswagen, vencendo em pista as 24 horas de Nürburgring.

Carlos Sousa - É o "quinto elemento". Português de 41 anos, vive uma situação complicada: compete no carro oficial, mas divergências de Patrocínios coloca-o na Team Lagos, com preparação da Phoenix Sport. Piloto de Todo-o-Terreno, foi 5 vezes campeão nacional, e em 1996 estreia-se no Dakar, terninando na 12ª posição. Em 2000 tem um grave acidente, na Libia, que o hospitaliza, mas volta em força em 2001, onde é quinto na Geral. Em 2002 volta a repetir os feitos no Dakar e em 2003, torna-se Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno e consegue o melhor resultado no Dakar: um quarto lugar.

Em 2006 compete com uma Nissan do Team Dessoude e é sétimo no Dakar. No final da época ingressa no Team Lagos e começa a competir com o Volkswagen Touareg, conseguindo um segundo lugar no Rali de Marrocos. Em 2007, azares e uma situação caricata envolvendo o seu co-piloto (larga-o no deserto durante mais de uma hora), colocam-no em sétimo lugar no final do Rali do Deserto.

1 comentário:

kimi_cris disse...

A equipa Volkswagen Motorsport vai dar o tudo por tudo para vencer este Dakar, porque se a Volkswagen não ganhar acho que Kris Nissen vai desistir de tentar ganhar o Dakar. Tenho noticias sobre o Dakar no meu blog, como a F1, está em baixa, para não ter o blog parado vou escrever noticias sobre o Dakar.