domingo, 10 de fevereiro de 2008

WRC - Rali da Suécia, Final

O finlandês Jari-Mari Latvala alcançou esta manhã a sua primeira vitória no Mundial de Ralies WRC e tornou-se, aos 22 anos, no mais jovem vencedor de uma prova do Mundial, batendo um recorde com quase 29 anos, pertencente ao seu compatriota Henri Toivonen (1956-1986), quando ganhou o Rali de Inglaterra de 1980, quando tinha 24 anos e 86 dias.



De facto, Jari-Mari Latvala esteve imparável nestes dois dias de Rali, adquirindo uma vantagem incomparável logo no primeiro dia sobre o seu comapanheiro na Ford Mirko Hirvonnen. Contudo, este segundo lugar permite-lhe liderar o Mundial com uma vantagem de seis pontos sobre o francês Sebastien Löeb e o seu companheiro Latvala. A completar o pódio, o italiano Gigi Galli acentuou o dominio da Ford.



No lado da Produção, enquanto que Patrick Sandell foi batido "em casa" pelo finlandês Juho Hanninen, os portugueses Armindo Araujo e Bernardo Sousa cumpriram, ao levar os seus carros para lugares pontuaveis, terminando nas sétima e oitava posições. Um rali jogado pelo seguro, e que no final compensou.



Esta foi a nossa postura desde o início. É certo que preferíamos ter atingido os nossos objectivos de garantir um lugar entre os cinco primeiros, mas sabíamos que isso poderia estar condicionado pelo resultado dos nossos adversários. Não foi possível, mesmo que hoje nos primeiros troços da manhã tivéssemos imposto um ritmo mais acelerado para subir pelo menos, para o sexto lugar”, afirmou Armindo Araujo ao jornal português Autosport.



Quanto a Bernardo Sousa, este resultado só confirma todo o seu potêncial e a aposta que a Red Bull fez em contratá-lo para a sua estrutura. Seguro e sem pressões, a sua condução defensiva, no sentido de tentar levar o carro até ao fim compensou com este resultado, e logo no seu primeiro rali a nivel internacional!



"O Rali da Suécia foi sem dúvida o mais duro da minha carreira. Fisicamente é extenuante e para além disto a necessidade de uma constante concentração ainda nos coloca em maior tensão, mesmo sabendo que ninguém nos pressionou em relação à obtenção de qualquer resultado. Acho que fizemos o nosso melhor. Estou realmente satisfeito com a nossa actuação e tenho que agradecer a todos o apoio que me dispensaram neste (primeiro…) fim-de-semana de sonho em termos de PWRC.", afirmou, satisfeito pelo resultado alcançado.



No final, ainda deixou umas palavras de agradecimento à equipa... e ao pai.



"Duas palavras ainda bem necessárias: uma para a equipa técnica da BRR, que nos proporcionou um excelente carro, que nos transmitiu toda a confiança durante o rali e a referência final para o facto do meu pai, ter agora que cumprir a promessa de deixar de fumar. Afinal eu corri pela saúde dele !»



Para o Mundial WRC, a próxima etapa é o Rali do México, enquanto que os carros de Produção voltarão à acção em Junho, no Rali da Grécia.

1 comentário:

QM disse...

Só uma rectificação: a próxima prova do pwrc é no méxico, mas nenhum dos portugueses marca presença. Depois segue-se a Argentina, com a presença do bernardo, e aí sim a Grécia, que contará com o Armindo.
Aproveito para dar os parabéns por este aniversário num blog de referência do desporto motorizado.