segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A fusão fica para a próxima...

Aparentemente, o anuncio nos jornais na passada quinta feira de uma fusão iminente entre a CART e a IRL fez mais mal do que bem. Principalmente na parte da ChampCar, com Kevin Kalkhoven e Gerry Forsythe a afirmarem que da parte deles, tudo continuaria como está. Um comunicado lançado na tarde de ontem indica isso:

"Infelizmente, reportagens na imprensa sobre uma possível união da Champ Car e da IRL atrapalharam significantemente as negociações.

Durante os últimos três anos, analisamos e oferecemos diversas propostas visando unir as duas principais categorias de monopostos dos Estados Unidos, mas fomos incapazes de chegar a uma solução aceitável.

As conversas atualmente estão paralisadas e, por enquanto, mantemos os planos de continuar como Champ Car."

Em suma: a discussão esfriou. Desde há muito tempo que se vê que a ChampCar está quase na falência, enquanto que a IRL sofre com a deserção dos seus principais pilotos para a NASCAR, que esfrega as mãos de contente, ao ver as suas receitas baterem recordes. O que é uma grande pena, pois a cada ano que passa, estas guerrinhas nas duas categorias prejudicam espectadores, equipas, pilotos e circuitos. E quem lucra com tudo isto é a NASCAR, se calhar a categoria mais chata que o automobilismo jamais viu...

1 comentário:

Anónimo disse...

A Nascar é tão chata como a F1 actualmente, é verdade nós por cá não tamos habituados a ver carros a andar ás voltas durante 3 horas, mas pelo menos é competitivo.

A IRL, a meu ver nunca teve grande apelo para os europeus, pois era a Nascar mas em monolugares, os Champcars foram durante algum tempo aquilo que todos gostavamos que a F1 fosse, esperemos que a união das 2 esteja para breve, pois a este ritmo correm ambas para a extinção.

A culpa de toda a situação da IRL/Champcars é doa proprios americanos, por um lado kerem manter as tradições com a IRL, nas ovais, e com a velha tradição americana, mas só com um fornecedor de motores japonês, com um forneedor de pneus tambem japonês, e com um plantel cada vez mais composto por estrangeiros, a IRL caminha a passo largos para a extinção.

A Champcar sofre de outro problema parecido, plantel composto na sua maioria por estrangeiros, falta de cobertura televisiva nos Estados Unidos, e muita falta de dinheiro, se os Champcars se voltassem pra um campeonato mundial seria melhor e de certeza iriam sobreviver e ter muito mais sucesso que a IRL e talvez até mais espectacularidade que a F1 que está chata até mais não.

Um comentário um bocado grande mas prontos, é o que me vai na alma ao ver os estado do desporto de pista no mundo.

Parabens com o Blog e desculpe lá os erros ortograficos, outro mal que nos toca a todos.