sábado, 15 de março de 2008

Formula 1 - Ronda 1, Australia (Qualificação)

Finalmente, aconteceu a primeira qualificação do ano. E aqui esclareceram-se muitas coisas que fomos vendo nos treinos livres: quem marcava tempos para dar espectáculo, e quem escondia o jogo para "o momento da verdade".

E os resultados foram estes: Lewis Hamilton na "pole-position", e o surpreendente Robert Kubica na segunda posição, que mesmo exagerando numa curva, a meio da sua volta mais rápida, conseguiu marcar o seu melhor tempo, e colocar pela primeira vez na carreira, um BMW na primeira fila... Heiki Kovalainen foi terceiro, enquanto que Nick Heidfeld foi quinto, e Nico Rosberg sexto. Os Toyota portaram-se bem: Jarno Trulli foi sétimo, Timo Glock foi nono. Entre eles está o veterano David Coulthard, no seu Red Bull. Efeito das novas cuecas que comprou?

O grande caso desta qualificação foram os Ferrari: Felipe Massa não conseguiu mais do que o quarto posto, e os problemas que Kimi Raikonnen sofreu no seu Ferrari numero 1 durante a primeira parte da qualificação. Logo aí, as suas hipóteses de fazer uma "pole-position" ficaram comprometidas, e amanhã vai ter que fazer uma estratégia brilhante para conseguir alcançar um bom resultado. Afinal, parte do 16º posto...

A grande surpresa nestes treinos chama-se Sebastien Vettel. Conseguiu levar a sua Toro Rosso para a Q3 e parecia que poderia conseguir um bom lugar, caso não tivesse tido problemas que o impediram de marcar uma volta rápida. Assim, o 10º posto final deixa-nos com água na boca para saber o que fará amanhã.

Fernando Alonso também ficou de fora, sendo apenas o 12º a partir amanhã. De facto, os Renault têm muito com que capinar esta época! E já agora, diga-se que ele ficou "entalado" entre os Honda de Rubens Barrichello e de Jenson Button. Apesar de ter sido ultrapassados pelos Toyota naquela guerra pessoal, não foram a desgraça que se falava na pré-época. A Honda tem salvação, meus amigos!

Se Mark Webber esperava por dar nas vistas na sua terra natal, conseguiu: a unica bandeira vermelha na sessão foi obra e graça dele.

Quanto aos estreantes: Sebastien Bourdais ficou de fora da segunda fase da qualificação, sendo claramente batido pelo "outro" Sebastião. Nelson Piquet Jr, na sua primeira qualificação "a sério", não passou da primeira parte. Pior: foi 1,6 segundos mais lento que Alonso, e foi batido pelos Force India e pelo Super Aguri de Takuma Sato. Para a corrida não se deve esperar muito dele. Vai ser uma aprendizagem difícil...

Amanhã, que seja uma grande corrida!

Sem comentários: