sábado, 10 de maio de 2008

Indy 500: Pole Day

Este Sábado é o segundo dos dias importantes que antecedem as 500 Milhas de Indianápolis. Depois de na segunda-feira ter acontecido o "Rookie Day", onde os pilotos que têm a sua estreia na mítica oval americana term o seu primeiro contacto com ela, hoje é o dia onde se define a primeira linha da grelha de partida.

Na realidade, aqui se definem as quatro primeiras filas, e como cada uma delas leva três carros cada uma, vão ser registados os onze melhores tempos (em 33 possiveis). Num dia claro, mas com temperaturas baixas, as qualificações começaram às 9 da manhã, hora local (15 horas de Lisboa), e os candidatos lançaram-se em busca do seu melhor tempo.

E no final do dia, o vencedor foi a Chip Ganassi, que meteu os seus dois pilotos na primeira fila da grelha de partida, com o neozelandês Scott Dixon a levar a melhor sobre o seu companheiro, o inglês Dan Wheldon. E isto depois de Dixon desperdiçar a sua primeira chance de se qualificar! Logo a seguir, vieram os Penske do australiano Ryan Briscoe e do brasileiro Helio Castroneves, e a frota Andretti-Green, com Danica Patrick logo à cabeça, seguido de Tony Kanaan. Contudo, Marco Andretti (7º) esteve muito tempo no topo da tabela de tempos...

Seguiu-se outro brasileiro, Vitor Meira, o japonês Hideki Mutoh, que viu todos os seus tempos eliminados quando se descobriu que o seu carro estava dois quilos mais leve, mas ainda foi a tempo de marcar um tempo que lhe desse logo a classificação. Ed Carpenter e o sul-africano Thomas Scheckter completaram este primeiro terço.

Amanhã terão lugar as classificações entre o 12º e o 22º tempo. Em principio, pilotos como Justin Wilson, Graham Rahal, Oriol Serviá, Ryan Hunter-Reay ou Will Power conseguirão o seu lugar na grelha das míticas 500 Milhas de Indianápolis.

Sem comentários: