terça-feira, 13 de maio de 2008

O inicio de tudo

A 13 de Maio de 1950, a Formula 1, tal como nós a conhecemos, teve o seu começo, numa antiga base aérea da RAF, que tal como acontecera a outras após a II Guerra Mundial, foi convertida para ser uma pista de corridas. A base aérea chamava-se Silverstone.


Com a presença do Rei Jorge VI de Inglaterra, à frente da Familia Real, a corrida teve mais de 125 mil pessoas a assistir. Numa era onde ainda se faziam sentir os efeitos da II Guerra Mundial, a maioria dos carros tinham sido construidos 12 anos antes, como os Alfa Romeo e os ingleses ERA. A Ferrari não apareceu nesta corrida, mas iriam aparecer na prova seguinte, no Mónaco.


A Alfa Romeo levou quarto carros oficiais, para o argentino Juan Manuel Fangio, e os italianos Luigi Fagioli e Nino Farina, e o inglês Reg Parnell. eles dominaram a corrida e o pódio, com três dos quatro carros nos três primeiros lugares. O unico que abandonou foi Fângio. O "primeiro do resto" foi o francês Yves-Gerard Cabantous, num Talbot-Lago.


Cinquenta e oito anos depois, nenhum dos participantes dessa corrida está vivo. O último desses "moicanos" foi o inglês Tony Rolt, que morreu em Fevereiro, e do qual escrevi nessa altura acerca dele.


Em recordação disso, o Autosport britânico recordou os outros membros que estiveram nessa corrida de há quase 60 anos atrás. Hoje, o Daniel Medici, do Cadernos do Automobilismo, recordou esses membros, e o que andaram a fazer após essa corrida inaugural.




Classificação - GP da Grã-Bretanha (também GP da Europa) de 1950

1 – Giuseppe Farina (1906-1966) Primeiro campeão do Mundo, correu até 1956, e morreu num acidente de estrada enquanto dirigia-se ao GP da França.

2 – Luigi Fagioli (1898–1952) Veterano das pistas nos anos 30, é actualmente o vencedor mais velho de sempre na Formula 1, ganhando o GP de França de 1951, partilhado com Juan Manuel Fângio. Perdeu a vida depois de sofrer ferimentos graves numa batida nas Mille Miglia.

3 – Reg Parnell (1911-1964) Retirou-se das pistas em 1954 para se tornar num dos mais famosos privados dos anos 60.

4 – Yves Giraud-Cabantous (1904-1973) Retirou-se das pistas em 1957 para concentrar-se nos seus negócios.

5 – Louis Rosier (1905-1956) Vencedor das 24 Horas de Le Mans desse ano (a unica dupla pai/filho a ganhar a prova francesa), sucumbiu a uma batida em Montlehry, nos arredores de Paris. O Circuito de Charade, em Clermont-Ferrand, tem o seu nome.

6 – Bob Gerard (1914-1990)

7 – Cuth Harrison (1906-1981)

8 – Phillippe Etancelin (1896-1981)

9 – David Hampshire (1917-1990)

10 – Joe Fry (1915-1950)

& - Brian Shawe-Taylor (1915-1999)

11 – John Claes (1916-1956). Piloto belga, morreu de tuberculose.

ab – Juan Manuel Fangio (1911-1995) Ganhou cinco títulos mundiais, tornando-se numa lenda viva do automobilismo mundial. Permaneceu activo até sua morte.

nc – Joe Kelly (1913-1993)

ab – ‘Prince’ Bira (1911-1985) Membro afastado da familia real tailandesa, foi o primeiro piloto asiático na Formula 1. Continuou correndo até 1955 e morreu de causas naturais 30 anos mais tarde, quando apanhava o Metro em Londres. Como era antevespera de Natal, e vivia sozinho na altura, só dias depois é que foi identificado por um funcionário da embaixada tailandesa.

ab – David Murray (1909-1973)

ab – Geoff Crossley (1921-2002)

ab – Barão Emmanuel de Graffenried (1914-2007) Depois de se aposentar, o nobre suíço continuou na área comercial, tornando-se representante da Phillip Morris nos anos 70 e 80. Fundou a Associação dos Antigos Pilotos de Formula 1, e foi seu presidente durante mais de 30 anos.

ab - Louis Chiron (1899-1979) uma lenda do automobilismo nos anos 20 e 30, correu até 1958, e depois permaneceu envolvido na organização do GP do Mónaco até sua morte.
ab - Eugène Martin (1915-2006) Abandonou as corridas em meados da década de 1950, mas viveu bastante.

ab - Peter Walker (1912-1984)

& - Tony Rolt (1918-2008) O último sobrevivente.

ab - Leslie Johnson (1912-1959)

1 comentário:

Daniel Médici disse...

Para quem quiser uma base mais firme, eu retirei a classificação final do www.statsf1.com.

Obrigado pela citação!