segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O regresso de Zeltweg

Dieter Mateschitz não é só o "Mr Red Bull". Para além de ser o homem mais rico da Austria, e ter uma paixão assolapada por futebol, aviões e automobilismo (é dono da Red Bull e da Toro Rosso), também comprou há cerca de cinco anos o autódromo de Zeltweg, no centro da sua Austria natal.


A ideia dele era de construir um centro de excelência a motor, reformando o circuito para acolher eventos de classe A, como a Formula 1, o DTM ou a Le Mans Series. Para além da pista de automóveis, teria outras valências, como uma pista de karting, motocross, e off-road. Só que desde então, o projecto ficou parado. E porquê? Os ambientalistas meteram uma acção em tribunal, para embargar as obras e, em consequência, desmantelar o circuito.


Depois de vários avanços e recuos, já existe uma decisão final, contada hoje pelo Ico: o circuito vai ser refeito, a Red Bull ganhou. O projecto, que tem o nome de "Projeckt Spielberg" (nome da regiaõ onde fica situado o circuito), arrancará em breve, e custará 70 milhões de Euros, 9 milhões dos quais vêm de fundos da região da Styria. Em principio, estará pronto em 2010, para de Mateschitz possa que Zeltweg possa receber a Formula 1 a partir de 2011.


Se acontecer, seria o regresso de um belo clássico, com cara nova. Para os nostalgicos, coloco aqui o final do GP austriaco de 1982, no antigo desenho do Osterreichring...

2 comentários:

Felipe Playmobil disse...

- Procurando na internet informações e fotos sobre F1 encontrei seu Blog.
Achei muito interessante e bem escrito, parabéns.

Abraço.

Alexandre Carvalho disse...

Eu tenho essa corrida na íntegra. A disputa final entre De Angelis e Rosberg é sensacional!