domingo, 9 de novembro de 2008

A1GP - Ronda 2, Chengdou (Corridas)




Esta madrugada, Filipe Albuquerque deu a Portugal a sua primeira vitória de sempre na história da A1GP. Aconteceu na Feature Race, depois de ter sido sexto classificado na Sprint Race, corrida ganha por Adam Carrol, da Irlanda.



"Foi fantástico. Arranquei muito bem e subi logo para segundo. Mantive sempre uma distância constante para o líder, procurando tirar melhor partido das paragens na boxe. Foi isso que sucedeu e após a primeira troca de pneus passei para o comando e ganhei alguma vantagem. Só que após a segunda mudança de pneus, as borrachas novas não funcionaram tão bem e a Irlanda com um ritmo forte aproximou-se. Tive de ter algumas cautelas, mas depois na parte final passámos a rodar no mesmo ritmo e consegui garantir a vitória. É extraordinário vencer logo na primeira jornada a sério, depois dos problemas que houve em Zandvoort e toda a equipa está de parabéns", explicou um Filipe Albuquerque muito feliz com esta vitória marcante para o automobilismo português.



A completar o pódio na Feature Race, ficaram o carro irlandês, de Adam Carroll, e o carro inglês, de Danny Watts.



Outro homem muito feliz com este resultado era era Luís Vicente, o responsável máximo do A1 Team Portugal. "Pessoalmente foi uma grande emoção ouvir o hino depois de tantos anos de esforço nesta competição. Para este resultado hoje existiram dois factores muito importantes, a rapidez e regularidade do Filipe, e a estratégia da equipa que funcionou de forma perfeita. A corrida foi difícil, a vantagem nunca foi muito grande, mas foi uma excelente vitória e vamos continuar a trabalhar para conseguir ganhar mais vezes, a começar já pela Malásia dentro de duas semanas. Estamos em sexto do campeonato, mas gostava de chegar a Portimão em Abril na discussão do título e em condições de garantir aí o ceptro", afirmou.



Algumas horas antes, na Sprint Race, e numa jornada onde alinharam 20 dos 23 carros inscritos pela organização (faltaram Canadá, Alemanha e Paquistão), Adam Carroll dominou a corrida para a Irlanda, e Filipe Albuquerque, que partia da quinta posição, perdeu um lugar para o sul-africano Adrian Zaugg, e apesar das tentativas para o ultrapassar, não conseguiu subir para além desse posto. Nessa corrida, a acopmanhar o piloto irlandês no pódio, foram o holandês Robert Doornbos, e o Inglês Danny Watts.



Agora, depois da jornada dupla em Chengdou, a Malásia lidera, com, 28 pontos, seguido da Irlanda e França, com 23, a Holanda e Nova Zelândia estão empatadas na quarta posição, com 20 pontos, e Portugal é o sexto, com 18. A próxima jornada dupla será a 23 de Novembro, no circuito de Sepang, na Malásia.

1 comentário:

Felipão disse...

Eu assisti hoje de manhã

Corridão do Albuquerque, que sofreu pressão do irlandes no final