quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Extra-Campeonato: Recordando os New Order




Outro dia, quando colocava o video de lançamento dos Depeche Mode, perguntaram-me se era fã dos New Order. Respondi certamente que sim, e achei engraçado que numa altura em que os grupos que dois dos grupos que mais se ouvia nos anos 80, Depeche Mode e U2, irão lançar na Primavera os seus novos álbuns.


Em relação ao conjunto de Bono Vox, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen, dedicarei umas linhas nos próximos tempos, pois hoje falo do grupo constituido por Peter Hook, Bernard Sumner e Stephen Morris, os três sobreviventes dos Joy Division, após o suicidio de Ian Curtis, em 1980. Curiosamente, não achava muita piada os Joy Division, mas nos últimos tempos, especialmente depois do "Control", realizado pelo Anton Corbjin, fiquei com uma ideia melhor.


Os New Order foram bastante fortes nos anos 80, graças a singles como Blue Monday ou Morning Sun, mas em 1993, decidiram tirar umas férias, para voltar cinco anos depois. O álbum de regresso foi "Get Ready", lançado em 2001, e foi um bom regresso, sem electronias, mas com mais guitarrada. Hoje em dia, Hook saiu em 2005, depois do lançamento de "Waiting for the Sirens' Call" e foi substituido por Peter Cunningham.


O videoclip que meto aqui não é dos classicos, mas sim do "Get Ready", mais concretamente Crystal. Coloco este um bom motivo: a "banda" que toca neste videoclip chama-se "The Killers". Aparentemente, isso foi inspiração para uma certa banda de Las Vegas para baptizarem a sua banda. E aparentemente, foi um sucesso...

3 comentários:

I wanna be Nuno Rogeiro disse...

Mini-correcção Paulo, o outro single que mencionas é "Bizarre Love triangle" e não morning sun. E tendo em conta que o peter Hook saiu, pode-se mesmo dizer que eles acabaram. Afinal de contas, o grande definidor do som deles era o baixo do "Hookey".

SAVIOMACHADO disse...

New Order estará em breve num post sobre as "Musicas do SM". Sem dúvida é uma banda muito boa mesmo.
Abraço. Bela escolha do som.
SAVIOMACHADO

Luís disse...

Opa fui eu quem perguntou! O outro single pode ser True Faith(minha musica favorita) onde se fala "Morning Sun"(...)My morning sun is the drug that brings me near(...). Entretanto não há um single com esse nome.

Nuno: ai é questão de ponto de vista, pra mim Republic foi o ultimo de inéditas com o som original(conta isso a saida da Gillian por causa da filha com doença, que me esqueço agora).

Além disso o baixo mudou em Get Ready...

Saudações!