quarta-feira, 29 de julho de 2009

Confirmado: BMW abandona a competição no final de 2009

Poucas horas depois de surgirem os rumores, a administração da BMW confirmou esta manhã, em conferência de imprensa realizada na sua sede, em Munique, que irá abandonar a competição no final desta temporada. De acordo com o Dr. Norbert Reithofer, presidente da administração da BMW, esta decisão surge na sequência do realinhamento da estratégia futura da empresa, da qual a Fórmula 1 não faz parte.


"Só levámos três anos a chegar ao topo, mas infelizmente este ano não ficámos sequer perto dos objectivos. De qualquer forma, os dez anos que passámos na F1 tiveram um grande impacto nos nossos engenheiros de desenvolvimento. Fomos para as corridas também devido ao espírito competitivo que nos move no desenvolvimento dos carros do dia-a-dia.", referiu o Dr. Klaus Draeger, outro membro do conselho de administração da empresa.


O envolvimento da BMW na Formula 1 não é novo. no inicio dos anos 80 esteve envolvido no desenvolvimento dos motores Turbo de 4 cilindros, e esteve na competição entre 1982 e 86, vencendo pela Brabham e Benetton, para além de ter fornecido motores à ATS e à Arrows. Após um hiato de 14 anos, regressaram em força no ano de 2001, primeiro como fornecedora de motores à Williams, e depois ao adquirir, no final de 2005, a suiça Sauber, para correr a sua própria equipa, sob o nome oficial de BMW Sauber, designação que ainda mantêm. Nesta segunda encarnação como construtora, venceu o GP do Canadá de 2008, através de Robert Kubica.

2 comentários:

Felipão disse...

Sinceramente??? Eu já esperava por isso... Logo logo o Frank Williams volta a ser grande, diante da debandada...

Felipe Maciel disse...

Lamentável...
Agora é esperar pra ver quem vai comprar. A Prodrive deve tentar de novo, mas a Euskadi pode oferece uma bolada maior. Vamos ver como as coisas andam.