sábado, 1 de agosto de 2009

Noticias: Assinado o Novo Pacto da Concórdia

Para fechar esta semana louca na Formula 1, a FIA anuncia hoje no seu site oficial que já foi assinado o novo Pacto da Condórdia. FOTA e FIA assinaram para os próximos quatro anos um pacto que regula os aspectos desportivos e comerciais da categoria máxima do automobilismo. O acordo será válido até ao dia 31 de Dezembro de 2012.


Ainda não são públicos os detalhes do acordo, mas a edição desta semana do autosport português colocava alguns itens desse acordo, nomeadamente na parte comercial, com as equipas a chegarem a um acordo total com a CVC Capital Partners, a equipa que gere os aspectos comerciais da Formula 1, gerida por Bernie Ecclestone. Também a FOTA terá mais intervenção na elaboração do calendário, e isso pode implicar que em 2010 a Formula 1 volte à América do Norte, mais especificamente o GP do Canadá.


Também se fala na redução de custos das equipas, desde uma forte limitação nos materiais que poderão ser usadios nos monolugares, até que cada equipa só pode testar durante 15 dias antes do inicio da temporada, e que os novos monolugares só terão os seus ensaios em pista a partir de 1 de Fevereiro de 2010, com excepção das novas equipas e dos novos pilotos, no caso deles, terão quatro dias disponiveis.


Veremos depois, quando os detalhes forem públicos, se isso tem fundamento ou não. E também... como será que este novo Pacto afectará as eleições de Novembro para a presidência da FIA?

Sem comentários: