quarta-feira, 29 de julho de 2009

O amargo sabor da vitória

A foto que ilustra este post é interessante: trata-se de Jackie Stewart, o vencedor, com o seu companheiro de equipa Francois Cevért logo atrás, numa dobradinha da equipa de Ken Tyrrell no GP da Holanda de 1973. Ao lado de Stewart está Bernard Cahier, um dos lendários fotógrafos da Formula 1, falecido no ano passado.
Ninguém disfarça o semblante carregado naquela tarde. Algum tempo antes, um jovem e prometedor piloto inglês, Roger Williamson, tinha morrido de forma cruel, dentro do seu carro, devido à falta de socorro e uma série de equivocos, o maior dos quais deve ter sido o facto do piloto que o tentara socorrer, David Purley, ter sido confundido pelos organizadores com o piloto do carro em chamas. A tentativa inutil fora retratada admiradamente pelo holandês Coor Mooij, que venceu o World Press Photo daquele ano, na categoria de Desporto.

Numa altura em que a Morte parece espreitar de novo na Formula 1, recordar aquele que para mim, é a mais cruel delas todas, pois falamos de um caso de pura negligência, faz com que muito evoluimos desde aquela tarde de há 36 anos atrás. Se querem ir mais fundo nesta história, sigam os links que existem sobre os nomes, vale a pena um mergulho na História e ver que estes tempos que vivemos não eram nada daquilo que acontecia no passado...

Sem comentários: