terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

O piloto do dia: David Purley

No passado dia 26 de Janeiro faria anos um homem que merece ser lembrado: David Purley.


Britanico de nascença, veio ao mundo em 1945, e foi piloto entre 1973 e 1977, tendo participado em 11 Grandes Prémios, sem resultados de relevo. Mas mesmo assim, ele está na história da Formula 1 por dois motivos: em 1977, quando corria no seu próprio carro, nas pré-qualificações do GP de Inglaterra, em Silverstone, Purley despistou-se e embateu no muro a 173 Km/hora. Ele sofreu uma desaceleração de 178 G's(!), o que fez bater um record do Guiness como o homem que sobreviveu a pior desaceleração de sempre.

Mas antes disso, ele já era lembrado por um acto de heroísmo, por ter tentado salvar o seu compatriota Roger Williamson, no GP da Holanda de 1973. O salvamento foi inutil, pois ele morreu preso nos destroços do seu March.


A fotografia que coloco aqui, onde se mostra a tentar virar o carro de Williamson, faz parte de uma sequência de fotos tiradas pelo holandês Cor Mooij, e no final desse ano ganhou o World Press Photo na sua categoria. No ano seguinte, Purley foi condecorado com a George Medal, a mais alta distinção inglesa por coragem em situações de salvamento. Não era o primeiro piloto de Formula 1 a receber tal medalha, pois no ano anterior, o seu compatriota Mike Hailwood (1940-1981) também tinha sido condecorado, por ter conseguido salvar alguns meses antes o suiço Clay Regazzoni (1939-2006), quando este se acidentou com o seu BRM durante o GP da Africa do Sul, em Kyalami.


Purley acabou por recuperar do seu acidente de 1977, mas não voltou mais a correr na Formula 1. Mudou-se para a acrobacia aérea, tornando-se bom nessa área. Contudo, teria um final trágico: a 2 de Julho de 1985, quando pilotava um biplano de acrobacia aérea, ao largo da cidade galesa de Bognor Regis, o seu avião descontrolou-se e caiu ao mar. O seu corpo nunca foi encontrado. Tinha 40 anos.

Aqui deixo-vos um link para um video de tributo a ele:

2 comentários:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Unknown disse...

Fico emocionado por vcs ajudarem a guardar uma linda triste história