terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

A odisseia acerca do meu local de trabalho...


Desde há algum tempo que o meu local de trabalho é um complexo de cinemas à saída da minha "santa terrinha", que é Leiria. Eu já deveria estar a trabalhar aí desde Outubro de 2006, pois era isso que tinham acordado comigo. Ora, à medida que as semanas passavam, soube que a data de inauguração foi adiada devido às exigências feitas pela Câmara Municipal, para autorizar o seu funcionamento.


Enquanto isso se fazia, o pessoal inscrito lá passava o tempo à espera que as coisas se resolvessem, ou então arranjassem outro emprego. Como tal não me aconteceu comigo, quando me voltaram a contactar, em finais do mês passado, lá aceitei. E no inicio do mês, fiz todos os procedimentos para lá trabalhar, como bilheteiro (até é um bom emprego...), neste caso, foi a formação. Mas enquanto não faziamos isso, lá faziamos "trabalhos pesados", como transportar bonecos ou deitar o lixo fora. E quando falo no lixo, eu digo toneladas dele!


Enfim... quando a coisa abriu, na passada quinta-feira, tudo corria bem. No meu turno, fomos abordados por um casal da Inspecção das Artes Culturais, para saber se tudo estava "nos conformes". Chamou-se os responsáveis pelo complexo e tiveram à conversa durante mais de uma hora. O rapaz que estava comigo, e que vinha de outro complexo, nos arredores de Sintra, disse-me que aquilo não era um grande sinal.


Eu confesso que não liguei muito, mas só entendi o aolcance dessas palavras quando lá apareci no dia seguinte (curiosamente o meu dia de folga), e vi tudo fechado, com um papel a dizer que decidiu «suspender temporariamente a sua actividade, cumprindo assim, de forma voluntária, a ordem da IGAC, que ainda não deu um parecer favorável à abertura»


«Desde o passado mês de Janeiro que aguardamos vistoria final às sete salas acima mencionadas por parte da IGAC e da autarquia».
«Talvez na próxima quinta-feira, dia 15 de Fevereiro, se o processo for finalmente a reunião de Câmara, se possam marcar as vistorias finais e talvez nos concedam o grande favor de permitirem que finalmente abramos as portas aos leirienses»,
refere a empresa.


A Sociedade Imobiliária de Cinemas e a empresa NLC, que gerem o espaço, afirmam que tencionam investir em Portugal 380 milhões de euros, mas admitem ser "provável que o tempo burocrático-administrativo destruam a vontade de investir" por parte dos promotores, acrescenta ainda o documento.


Afirmam que «em Leiria foram investidos 32 milhões de euros e estão previstos 200 postos de trabalhos directos. Não solicitámos nenhum subsídio, facilidade financeira ou administrativa. Fomos apenas pedindo, a cada passo, celeridade, eficiência e eficácia, ou seja, pareceres, despachos, vistorias e licenças em tempo útil», acrescentam.

O que penso disto tudo? Sinto um certo cepticismo, mas também... esse trabalho para mim é temporário, até encontrar um emprego adequado à minha formação, algo que procuro há algum tempo. Isto já teve várias datas de inauguração (conheci uma rapariga que estava inscrita nisto desde...2005!), e todos estes atrasos fazem com que isto tenha má reputação.


E depois: aqui em Leiria, quem toma conta dos cinemas da cidade é a Câmara Municipal, que tem as quatro salas de cinema da cidade (Miguel Franco, José Lucio da Silva, os cinemas da Zara). Os dois ultimos eram pertencentes à Catelo Lopes, mas quanto o José Lucio da Silva fechou para obras, a Câmara comprou as salas da Zara para seu proveito. Digamos que, neste momento, há um monopólio nesta cidade, e o atraso das obras também beneficia a Câmara...


Veremos. Esta "estória" não vai ficar por aqui, infelizmente...

Sem comentários: