sexta-feira, 2 de outubro de 2009

WRC - Rali da Catalunha (Dia 1)

O primeiro dia do Rali da Catalunha, unica prova em asfalto do Mundial WRC de 2009, mostrou a superioridade dos pilotos da Citroen, Sebastien Löeb e Dani Sordo, sobre o Ford de Mikko Hirvonen, actual lider do campeonato, e provavelmente sem grande necessidade de atacar, dado que com cinco pontos de diferença sobre o pentacampeão francês, só tem de controlar os estragos e partir para a última prova do ano, no Pais de Gales, em posição de vantagem.

E esse pensamento está presente nas declarações que ele fez no final do dia: "Estou a pensar no campeonato, e o segundo lugar era o que precisava, pois se o Loeb ganhar aqui, só me bastava o segundo posto na Grã-Bretanha. Contudo, se eu for terceiro, só levo um ponto de vantagem e o segundo lugar atrás de Loeb já não será suficiente. Tudo bem! Vamos ver, mas se ficar assim será uma grande luta na Grã-Bretanha.", referiu.


O dia foi todo de Löeb e Sordo. Com os carros em toada de ataque, no final das seis classificativas do dia, é Sordo que comanda, mas apenas com uma vantagem de 1.6 segundos sobre o piloto francês. Hirvonen é terceiro, mas a sua distância já é de 34,2 segundos sobre Löeb. Contudo, a diferença que tem sobre o quarto classificado, o norueguês Petter Solberg, agrora a correr num Citroen C4 WRC, é de 25,5 segundos. Sebastien Ogier, no terceiro Citroen, é quinto, a mais de um minuto de Sordo, mas andou parte do dia a sofrer com os travões. Jari-Matti Latvala, no segundo Ford oficial, é apenas sexto, não muito longe de Ogier.

Amanhã é o segundo dia do Rali Catalunha.

Sem comentários: