sábado, 3 de outubro de 2009

WRC - Rali da Catalunha (Dia 2)

O segundo dia do Rali da Catalunha foi mais uma vez do dominio dos Citroën. Mas se ontem foi Dani Sordo a liderar as operações, com Sebastien Löeb muito de perto, hoje foi o piloto francês a apossar-se da liderança, embora o piloto catalão, decisivamente a correr em casa, não estar muito longe, a apenas 1.5 segundos do seu chefe de fila. contudo, ambos estão já muito longe do Ford de Mikko Hirvonen. Mais concretamente a 48,5 segundos...


Nas especiais da manhã, o equilíbrio entre os dois homens da Citroën já havia sido visível, tendo-se prolongado para a tarde, ao longo da qual tanto Sordo como Löeb foram trocando entre si a liderança. Na repetição da maior especial do rali, El Priorat / La Ribera d'Ebre 2, o espanhol logrou ganhar cerca de um segundo e meio a Loeb, mas nas duas classificativas seguintes, Les Garrigues 2 e La Llena 2, o piloto francês conseguiu recuper terreno, terminando o dia com os tais 1.5 segundos de avanço de Sordo.


Para Löeb, tudo está a decorrer como planeado: "Estou na liderança mas não por muito. Este troço [o 12º] era complicado, mas o mais importante foi passar o dia sem ter problemas ou furos. Estou muito contente por estar na liderança mas há um longo dia pela frente amanhã. Vamos ver como nos saímos", afirmou.

Já Hirvonen, terceiro classificado e já muito distante de Löeb, tenta minimizar os danos no campeonato, pois caso o rali termine desta forma, o piloto do Ford Focus WRC continuará na frente por apenas um ponto: "Os pilotos da frente têm estado numa grande luta, excepto neste último bocado. Espero que possa manter um bom ritmo amanhã e manter o Petter Solberg atrás, é tudo o que posso fazer. Falta um dia para o final", afirmou o finlandês, que tem uma vantagem de 22 segundos sobre Petter Solberg.


O piloto norueguês, que corre aqui num Citroen C4WRC, tem vindo a melhorar os seus tempos de forma regular e tem-se aproximado de Hirvonen, embora nas classificativas que ainda faltam seja complicado fechar ainda mais a distância para ele. O francês Sébastien Ogier, noutro Citroen C4WRC, está em quinto, enquanto que o segundo Ford Focus WRC de Jari-Matti Latvala tem passado ao lado da prova, não indo além do sexto posto. Matthew Wilson, num Stobart-Ford, e o argentino Frederico Villagra, no Munchi's-Ford, fecham os lugares pontuáveis.


O Rali da Catalunha termina amanhã.

Sem comentários: