sábado, 24 de outubro de 2009

WRC - Rali da Grã-Bretanha (Dia 2)

O dia de hoje nas classificativas do País de Gales mostrou um Sebastien Löeb quase perfeito, que conseguiu abrir uma vantagem de 30,2 segundos sobre o segundo classificado, e seu maior rival, Mikko Hirvonen, no seu Ford Focus WRC.

Depois de no primeiro dia ter conseguido a liderança do rali, mas por pouco, Löeb encarou as classificativas de hoje determinado em abrir uma vantagem confortável para Hirvonen. Conseguiu-o logo na secção matinal, conseguindo uma vantagem de 25 segundos, o que lhe deu uma folga maior para as passagens da tarde. Aí, o piloto francês continuou a dar o seu máximo, acrescentando mais cinco segundos à vantagem que já tinha sobre o finlandês da Ford.


No final do dia, Löeb era um piloto satisfeito por saber que agora está a meio dia de conseguir o hexacampeonato: "Estou muito contente, foi um grande dia para nós, em especial na parte da manhã, em que conseguimos ganhar muito tempo ao Mikko. Ele agora está um pouco mais rápido e não consigo fazer a mesma diferença, mas estamos na frente, na liderança e amanhã logo veremos", referiu Loeb.


Como é obvio, o oposto era demonstrado por Hirvonen, desapontado por não conseguir recuperar tempo ao seu rival Löeb: "Não foi um bom dia para nós. Ainda não sabemos onde é que perdemos tanto tempo da parte da manhã, perdemos mais algum da parte da tarde, mas este foi mínimo. Amanhã é a última oportunidade. A única coisa que me resta é dar o máximo e logo se vê", assumiu.


Dani Sordo, no outro Citroën C4 WRC, é o terceiro classificado, e já leva uma vantagem de 24 segundos sobre o norueguês Petter Solberg, noutro Citroen C4 WRC. O dia de hoje demonstrou a luta dos dois pilotos com nenhum dos dois pilotos pelo último degrau do pódio, do qual ninguém está disposto a ceder.


"O dia podia ter corrido muito melhor, mas não consegui fazer melhor. Temos melhorado os nossos tempos e se não tivesse tido aquela pequena saída de estrada de manhã agora estaria melhor. Vamos continuar a dar o nosso melhor", começou por dizer Solberg. Já Sordo, por sua vez, não escondeu a sua satisfação: "Estou muito contente, perdi algum tempo a meio do troço mas tudo esta bem. O carro está bem e resta só um dia", disse.


O francês Sébastien Ogier é o quinto da geral, tendo vindo a realizar uma boa prova, sem grandes sobressaltos, ao passo que Henning Solberg, Matthew Wilson e Jari Matti-Latvala ocupam os restantes lugares pontuáveis.


Quanto à categoria de Produção, Armindo Araujo, o novo campeão do mundo, continua a correr com o novo Mitsubishi EVO X, e continua assolado por problemas. Apesar de ser actualmente o segundo classificado no PWRC, chegou ao final da segunda e última secção do dia a deitar fumo do motor, com o piloto a não esconder o seu desânimo: "Sobreaqucimento, sobreaquecimento e mais sobreaquecimento. Foi a tarde toda nisto. Vamos tentar remediar os problemas no parque de Assistência, mas não sei se dá para continuar com estas temperaturas...", afirmou agastado.


Bernardo Sousa, no seu Punto Abarth S2000, também tem problemas de motor, estando na quinta posição na mesma categoria, e é 17º na geral.


A prova termina amanhã.

Sem comentários: