sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

New Year's Day - U2



Sendo hoje o Dia de Ano Novo, não posso deixar de ser como os outros e comemorar o dia, com o video mais famoso sobre este dia: New Year's Day, dos U2. Todos reconhecem a musica, mas provavelmente poucos, fora dos U2 maníacos conhecem a história. Sendo assim, conto-a:


A musica apareceu no álbum "War", de 1983, o seu terceiro álbum. Pessoalmente, é a musica mais antiga que reconheço, a par do "Sunday Bloody Sunday", e foi numa altura em que a banda saiu do seu estatuto de culto que tinha nas Ilhas Britânicas, e começou a aparecer nos tops mundiais. E onde eles começaram a fazer musicas com maior significado politico, pois de inicio, esta era uma musica pensada como uma balada amorosa para a mulher de Bono Vox, mas afinal, tornou-se uma musica em apoio a Lech Walesa e o movimento sindicalista Solidariedade, na mesma altura em que lutavam contra o regime comunista na Polónia, especialmente depois da Lei Marcial, decretada em Dezembro de 1981, e que ilegalizou o sindicato.


O videoclip foi filmado na Suécia, em Dezembro de 1982, sob temperaturas negativas. De facto, estava tanto frio que os próprios musicos ficaram "congelados" e há sequências onde quem faz a parte deles a cavalo... são quatro locais. As imagens de arquivo são do avanço das tropas soviéticas para Oeste na última fase da II Guerra Mundial.

A musica teve impacto, bem como, claro, o álbum. A partir dali, os U2 deram o seu passo a caminho do estrelato mundial, e a sua digressão daria um album a vivo: "Under The Red Blood Sky", que é, justamente, uma das letras desta canção.



Poucos anos depois, em 1989, o regime comunista caiu, depois de um conjunto de negociações entre o Governo do general Jaruzelsky e o Solidariedade, conhecidas como "Mesa Redonda". Com o beneplácito da União Soviética de Mikhail Gorbachov, que tinha subido ao poder em 1985, a Polónia podia viver, 45 anos depois do final da II Guerra Mundial, em verdadeira democracia. Lech Walesa foi presidente de 1990 a 1995, e em 2004, foi um dos dez países que aderiu à União Europeia.

E os polacos não esqueceram a musica e o seu significado. A representação polaca na União Europeia pediu aos U2 a devida autorização para usarem a musica para comemorarem este ano os 20 anos de democracia no seu país, mostrando o seu país na prespectiva de uma jovem que nasceu, precisamente, em 1989.

1 comentário:

Rodolfo Matos disse...

Democracia não é o termo mais apropriado no caso polonês, mas sim troca de patrão.

Na verdade, a capital da Polônia deixou de ser Moscou para ser Washington e Città di Vaticano.