quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Youtube F1 Classic: teste de Jacky Ickx, Vallelunga 1971



Outro dia, o Dú Cardim mandou-me o link no Youtube dos primeiros testes que Jacky Ickx fez com a Ferrari, em 1971, no circuito de Vallelunga, nos arredores de Roma. O modelo usado é o 312B e Ickx fez o teste em companhia do suiço Peter Schetty, que fazia parte da equipa de Endurance, mas naquele ano era o homem que testava a máquina.


Vallelunga tinha sido renovada ao longo do ano anterior, e provavelmente aquele deve ter sido a primeira vez que as máquinas de Formula 1 andavam naquele circuito. Construido em 1959, o circuito era originalmente uma oval de 1800 metros de comprimento. Recebeu em 1963 o GP de Roma, uma prova extra-campeonato, e em 1969, passou para as mãos da ACI (Automobilie Club D'Itália) Foi a partir daí que foi reconstruida, para receber várias provas de automobilismo, a mais famosa das quais as 6 Horas de Vallelunga.


Actualmente, o circuito tem 4085 metros de extensão, tendo sido revonado pela última vez em 2004. Recebe essencialmente as provas em Itália, como a Formula Renault, a Formula 3 e a Formula 3000 Euroseries (a partir do ano que vem será rebatizado de Auto GP), mas tem licença para que as equipas de Formula 1 possam fazer testes.

Sem comentários: